Inscrições para a “Oficina de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada” seguem até esta sexta (01)

28 de junho de 2022 - 16:25 # # #

Texto: Juliana Marques | Arte: Deborah Muniz

Seguem abertas até esta sexta-feira (01), as inscrições para a “Oficina de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada”. O projeto é fruto de uma parceria interinstitucional entre a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (GEDUC), e da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (COVEP), da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa).

No total, serão 5 turmas, cada uma com carga horária de 8 horas. As aulas serão ministradas por videoconferência dos dias 05 a 19 de julho, das 8h às 12h e de 13h às 17h. Podem participar da formação, os profissionais da área da saúde (Atenção Primária, UPA, Hospitais, CAPS), da educação, da assistência social, do conselho tutelar ou integrantes da rede de atenção a mulheres, jovens e crianças em situação de violência. 

A capacitação também é indicada às Superintendências e Áreas Descentralizadas em Saúde e a digitadores do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), dos municípios participantes do Projeto Observatório de Causas Externas do Ceará que ficam em Aracati, Aquiraz, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral e Tianguá. As aulas  têm o objetivo de promover a melhoria da qualidade das informações preenchidas na Ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada e que são digitadas no Sinan.

A expectativa é que o participante adquira a capacidade de identificar os casos suspeitos ou confirmados de violência doméstica/intrafamiliar e extrafamiliar/comunitária, que serão objetos de notificação compulsória no Sinan; que tenha a capacidade de preencher adequadamente os campos obrigatórios e essenciais da Ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada; que consiga acolher, orientar e encaminhar a vítima em situação de violência para as áreas da saúde, assistência social, segurança pública, jurídica/trabalhista e educacional.

As inscrições podem ser realizadas por meio do Mapa da Saúde.  Mais informações podem ser obtidas com a coordenação do Projeto, por email (camila.aguiar@esp.ce.gov.br ou nayara.cabral@esp.ce.gov.br) ou pelo telefone (85) 99867-9339.

Serviço

Inscrições para a “Oficina de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada” seguem até esta sexta (01)

Quando: Até sexta-feira (01)

onde: https://mapa.sus.ce.gov.br/projeto/106/