ESP/CE debate resultados de estudos cearenses publicados internacionalmente sobre a covid-19

28 de junho de 2022 - 16:09 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A disseminação e o compartilhamento da produção científica com foco nos fatores clínicos e epidemiológicos da covid-19 no Ceará foram discutidos, nesta terça-feira (28), durante a segunda edição do Evidências. O evento, realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), reuniu pesquisadores e profissionais da Saúde em torno do tema. 

O doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, George Sousa, apresentou os resultados de um estudo desenvolvido no âmbito da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que procurou estimar os índices das taxas de transmissão, o pico epidemiológico e óbitos causados pela covid-19 em nove capitais brasileiras entre os meses de fevereiro e março de 2020. 

“Iniciamos a pesquisa buscando entender como se daria o trato dos dados epidemiológicos da doença e fazendo um trabalho de investigação sobre como os serviços de vigilância estavam se organizando no início da pandemia”, detalha o estudioso.

O trabalho analisou um total 2.829 casos de covid-19 confirmados nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Manaus e Fortaleza, tendo essas duas últimas apresentado as maiores taxas de transmissão, respectivamente. 

Além de George Sousa, participou do Evidências o doutorando pelo programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), Thiago Santos Garcês. O pesquisador apresentou estudo sobre a análise do isolamento social rígido durante a pandemia de covid-19 no Ceará. 

Intitulada “Covid-19 in a state of Brazilian Northeast: Prevalence and associated factors in people with flu-like syndrome”, a publicação internacional investigou a prevalência da doença entre pessoas com síndromes semelhantes à gripe. Ao todo, a pesquisa  comparou as características do SARS-CoV-2 com outras síndromes gripais em quase 20.000 casos suspeitos.  

Nosso estudo mostra que as políticas de isolamento social adotadas durante a pandemia no Ceará foram determinantes e tiveram impacto direto na taxa de mortalidade da covid-19, assim como os decretos do Governo do Estado do Ceará foram importantes para conter o avanço da doença”, afirmou. 

O evento

Realizado pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes), o Evidências engloba uma série de seis encontros científicos virtuais que ocorrerão ao longo de 2022. A iniciativa tem  por objetivo socializar resultados e particularidades sobre estudos de diferentes temáticas desenvolvidos por pesquisadores de instituições cearenses e de outras regiões do Brasil.  

Os pesquisadores interessados em participar e compartilhar resultados de seus estudos nas próximas edições do evento podem enviar suas sugestões de resumo para o e-mail: gepes@esp.ce.gov.br. Os participantes terão direito à certificação.