ESP/CE inicia agenda de formações na área dos transplantes de órgãos e tecidos em 2022

23 de junho de 2022 - 16:23 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou nesta quinta-feira (23), as atividades do Projeto de Educação Permanente em Transplantes em 2022. Ao todo, cerca de 20 profissionais participam de nova turma do curso “Financiamento do Processo de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos”. 

Realizado pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP em parceria com a Central de Regulação de Transplantes (Cetra) da Sesa, a formação objetiva qualificar profissionais que atuam na Cetra e também nas Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs). 

A intenção é que esses trabalhadores possam ter a capacidade de  verificação dos escapes e aumento do faturamento das ações realizadas, além de incentivar outros hospitais com potencial notificante a implantar o serviço de identificação de potenciais doadores, manutenção, seleção, entrevista familiar e captação de órgãos e tecidos para fins de transplantes.  

De acordo com a equipe organizadora, os participantes serão apresentados a alguns dos principais aspectos essenciais para a compreensão dos conceitos, da organização e benefícios para a gestão e assistência, a partir da lógica de faturar corretamente as ações do processo de doação e transplante. As atividades do curso seguem nesta sexta-feira (24) na sede da Sesa e no próximo dia 30 de junho, quando deverão apresentar seus trabalhos de dispersão. 

Calendário

Ao longo do segundo semestre de 2022 e do ano de 2023, o projeto Educação Permanente em Transplantes prevê a oferta de uma série de outros cursos: Determinação da Morte Encefálica; Qualificação do Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e Financiamento do Processo de Doação e Transplante. A iniciativa englobará também a realização de workshops e encontros acadêmicos nessa área dos transplantes de órgãos e tecidos. 

O que é o transplante

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão ou tecido de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador. Em muitos casos, é a última alternativa terapêutica para pacientes portadores de doenças graves, agudas ou crônicas e insuficiências terminais de diferentes órgãos essenciais que não possuem outra forma de tratamento, possibilitando a reversão e maior qualidade de vida aos receptores.

No estado do Ceará, o processo de doação de órgãos e tecidos, para fins de transplantes, é de enorme complexidade. O projeto Educação Permanente em Transplantes visa fortalecer a linha de cuidado do possível doador, ajudar na disseminação do conhecimento e compreensão popular acerca da temática, entre outras atribuições.