Inscrições para curso básico de gestão e planejamento no SUS seguem até próximo dia 24

21 de junho de 2022 - 08:46 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (24) para o Curso  Básico de Gestão, Planejamento, Regionalização e Informatização da Saúde (DigiSUS): Enfoque na Governança da Rede de Atenção à Saúde do SUS.

Podem participar da formação profissionais que atuam como técnicos das secretarias executivas da Sesa, técnicos ou gestores das Secretarias Municipais de Saúde dos 184 municípios do Ceará, conselheiros municipais e estaduais de saúde, profissionais atuantes nas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e nas Superintendências Regionais do estado do Ceará.

Ao todo, são ofertadas 200 vagas distribuídas para as regiões de Saúde de Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste / Jaguaribe, e Cariri. As inscrições podem ser feitas via preenchimento dos formulários já encaminhados às superintendências das regiões de Saúde cearenses.

O DigiSUS tem como principal objetivo a capacitação desses profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde desenvolvendo ações de Planejamento com enfoque nos contextos de planejamento, financiamento, instrumentos de gestão, contratualização do Sistema Único de Saúde e monitoramento de indicadores e metas das ações em Saúde.

Histórico

A iniciativa foi iniciada oficialmente em dezembro de 2021 com a execução do “Projeto de Capacitação para Gestão, Planejamento e Regionalização da Saúde, com ênfase na Organização e na Governança da Rede de Atenção à Saúde do SUS (DigiSUS)”. Realizado na sede da ESP/CE, o encontro contou com a apresentação do conteúdo programático e metodologia através de tutores por ensino na modalidade EAD.

No âmbito da ESP/CE, o Curso Básico de Gestão, Planejamento, Regionalização e Informatização da Saúde (DIGISUS) será ofertado por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc). Quem desejar entrar em contato sobre a formação, pode enviar e-mail para: digisus.esp@gmail.com ou pelo telefone (85) 3101.1402.