Em nova edição, Cadernos ESP destaca desafios e potencialidades da saúde pública brasileira

21 de junho de 2022 - 15:57 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

Composta por uma série de trabalhos, entre eles artigos originais e relatos de experiência, a Cadernos ESP, revista científica da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), chega ao 16º volume – o segundo lançado em 2022. Na nova edição, que já pode ser acessada pelos leitores , são destacados os desafios e as potencialidades da saúde pública no Brasil.

O editorial, assinado pela doutora em Saúde Coletiva, Maria Rocineide da Silva, faz um resgate histórico da trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) desde a sua criação, no fim da década de 1980, até a atual conjuntura do Brasil.

Reafirmamos que um passado breve pode, também, nos ajudar a reconstruir um presente-futuro breve. É  preciso  retomar  movimentos  locais, sem fórmulas dadas, mas com saber da experiência feita entre o saber científico e popular.”, afirma a pesquisadora ao longo do texto.

Para a editora científica da Cadernos ESP, Dayane Paiva, o lançamento de cada volume do periódico é mais que uma entrega para a sociedade ou do cumprimento dos processos de trabalho da equipe editorial, passa a ser um compromisso social, que ultrapassa os muros da instituição científica.

Colocamos em evidência uma discussão sobre o conhecimento científico apresentando temas nas áreas da Saúde Pública e Coletiva, bem como discussão em torno da educação, tecnologia e inovação em saúde, com um olhar para o que há de mais atual no mundo da publicação científica”, ressalta.

No campo da inovação em saúde, a revista traz um artigo de revisão que descreve o desenvolvimento de um aplicativo móvel para apoio aos profissionais de saúde na execução e interpretação de testes rápidos para diagnóstico de HIV.

Além desse trabalho, são abordados escritos sobre a área da biossegurança em odontologia no contexto da covid-19, assistência de enfermagem ao idoso portador de Alzheimer, pesquisas com foco na prática do fisioterapeuta intensivista e equipe multiprofissional; e de causas externas como a naturalização da violência contra a mulher através da musicalidade.

“Hoje, os artigos publicados pela Revista podem ser acessados, lidos, utilizados, citados e compartilhados por toda sociedade civil. Nossa política editorial é de acesso aberto com incentivo à cultura digital, fundamental para disseminação do conhecimento científico”, finaliza a editora científica Dayane Paiva.

Cadernos ESP

Criada em 2005, a Cadernos ESP possui periodicidade semestral, tratando-se de um instrumento de difusão técnica e científica de caráter inter e multidisciplinar em diversos campos do fazer saúde, mas com foco especial na área da Saúde Coletiva.

Sua principal finalidade é publicar trabalhos relevantes para a saúde pública e suas interfaces. A revista aceita para publicação artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de experiência, dentre outras seções.

“Cadernos ESP”
Acesse a nova edição da revista científica