ESP/CE participa do Seminário de Acompanhamento e Avaliação Parcial do PPSUS

26 de maio de 2022 - 15:54 # # #

Texto: Daniel Araújo Foto: Clarisse Castro

O Seminário de Avaliação Parcial do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) vai compartilhar nos próximos dias 26 e 27 de maio os resultados parciais das pesquisas desenvolvidas através da chamada pública 02/2020 no âmbito do programa. A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e uma das instituições que compõem o comitê gestor do programa, participa do evento.

Realizado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o evento reunirá pesquisadores e representantes de instituições da área de saúde no Ceará. 

A diretora de Inovação e Soluções Digitais (Ginov), Alice Pequeno, que também compõe o comitê gestor do PPSUS/CE, falou na abertura das atividades e reforçou o compromisso das instituições envolvidas no projeto em disseminar a Ciência e a Pesquisa junto à sociedade.  

Se fizermos isso cumpriremos o papel do PPSUS que é, além de identificar e realizar estudos que venham dar resposta aos problemas de saúde locais, fazer com que essas informações cheguem de uma forma transparente a todas as pessoas”, destacou, ressaltando a importância da garantia do financiamento desses estudos. “Acreditamos na potência dessa coletividade porque é a Ciência que deve guiar as nossas práticas”, finalizou a gestora. 

Programação

A programação, que teve início nesta quinta-feira (26) e segue até esta sexta-feira (27) na modalidade remota, prevê a apresentação dos resultados parciais de 31 projetos aprovados na chamada 02/2020 do PPSUS. 

As exposições serão feitas dentro de áreas temáticas referentes às linhas de pesquisa dos estudos e analisadas por pareceristas de diversas instituições de ensino e representantes da Sesa. Ao todo, as apresentações estarão divididas em três eixos temáticos: Redes de Atenção à Saúde, Gestão e Governança em Saúde e Vigilância em Saúde. 

A ESP/CE participará do evento por meio do projeto “Ocorrência de diabetes mellitus, hipertensão arterial crônica na saúde da população indígena Tapeba em Caucaia-CE de 2010 a 2020: análise epidemiológica”. O estudo, que ainda está em desenvolvimento, será apresentado pela pesquisadora Maria Lourdes dos Santos, da Gerência de Pesquisa em Saúde da ESP/CE, nesta sexta-feira (27), às 14 horas. 

“Pela primeira vez nós vamos ter uma pesquisa epidemiológica com a população Tapeba aqui no nosso Estado e pretendemos, a partir dos resultados do estudo, auxiliá-los na busca de melhorias da sua qualidade de vida”, afirma a estudiosa.     

Investimento

Os projetos aprovados na chamada 02/2020 do PPSUS representam um investimento de R$ 4.396.073,70 para apoiar a execução de iniciativas destinadas a promover a formação de recursos humanos e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Ceará, no contexto dos atendimentos vinculados ao SUS.