PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fórum de Saúde Mental do Ceará recebe submissão de trabalhos científicos e artísticos até 31/05

20 de maio de 2022 - 14:07 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

Seguem abertas até o próximo dia 31 de maio as inscrições para submissão de trabalhos científicos e produções artísticas para o I Fórum Científico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará. Com o tema central: “Caminhos para o Fortalecimento da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas”, o evento, que ocorre em 1º de julho, convida trabalhadores da saúde, gestores, docentes, pesquisadores, estudantes e comunidade a compartilharem suas produções científicas.

Idealizado pela Secretaria Executiva de Políticas de Saúde (Sepos) e Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Copom) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o evento ocorre por meio de uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). 

As inscrições do evento poderão ser feitas pela plataforma do Mapa da Saúde. Pessoas que desejarem participar como ouvintes e que não irão apresentar trabalhos científicos ou artísticos, poderão se inscrever no Fórum até o dia 30 de junho de 2022. 

As atividades ocorrerão a partir das 08 horas da manhã na modalidade híbrida, ou seja, com apresentações presenciais na sede da ESP/CE e à distância em ambiente virtual. De acordo com o edital de submissão, serão convidados para participar presencialmente apenas os autores das produções melhor avaliadas. 

De acordo com André Tavares, assessor técnico da ESP/CE e coordenador do projeto Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps), o fórum foi idealizado na intenção de socializar e integrar os trabalhos desenvolvidos na área da Saúde Mental no estado, focando especialmente nos egressos das formações da ESP neste campo. 

Essas formações foram muito afetadas pela pandemia de covid-19 no período de 2020 a 2022, sendo o fórum deste ano de extrema relevância para dar visibilidade a tantas iniciativas relevantes surgidas para enfrentar os desafios”, afirma.

Submissão de trabalhos

Os trabalhos científicos estão divididos em duas categorias. A primeira ligada a resumos simples, divididos em relatos de pesquisa com estudos realizados no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial; e os relatos de experiência, relacionados aos trabalhos referentes às práticas desenvolvidas pelos serviços de saúde, de educação e pela comunidade. As propostas selecionadas serão compartilhadas como E-Pôster ou apresentação oral.

E uma segunda relacionada às produções artísticas que serão apresentadas a partir da proposta da “Expo Smaps – “Arte Sã e Salva”. Os participantes poderão apresentar múltiplas práticas e reflexões em diferentes linguagens artísticas, seja em produções textuais, fotos, vídeos e outras formas de expressão (pinturas, desenhos, dança, teatro, performances e intervenções). Os trabalhos submetidos terão formato de apresentação livre e ficarão expostos na ESP durante uma semana, a partir da data de abertura do evento. 

Serviço

I Fórum Científico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Ceará
Quando: 1º de julho de 2022
Inscrições para ouvintes: até 30 de junho de 2022
Inscrições para submissão de trabalhos: 31 de maio de 2022
Inscreva-se na página do Mapa da Saúde