“Evidências”: ESP/CE inicia série de encontros visando partilhar pesquisas científicas

19 de maio de 2022 - 13:42 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

No primeiro evento, pesquisadores apresentam resultados de estudos que mostram sintomas e sequelas do paciente pós-covid no Ceará

Seguindo agenda de ações no campo da pesquisa em saúde, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciará mais um projeto para difusão e fomento da ciência em saúde em nosso Estado. 

Por meio do “Evidências”, projeto realizado pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes),  seis encontros virtuais serão feitos, ao longo de 2022, com o objetivo de socializar resultados e particularidades sobre estudos de diferentes temáticas desenvolvidos por pesquisadores de instituições cearenses e de outras regiões do Brasil.  

Em sua estreia, a iniciativa discutirá, na próxima segunda-feira (23), o tema “Fatores Clínicos de Pacientes Pós-Internamento por Covid-19 no Ceará”. A transmissão ocorrerá por meio da plataforma do Google Meet, a partir das 10 horas. Quem desejar participar poderá realizar inscrição na página do evento.   

Para o primeiro “Evidências”, serão destacados os detalhes e resultados de duas pesquisas, uma desenvolvida pela ESP/CE, intitulada “Investigação sintomatológica e complicações por covid-19 de pacientes pós-internamento entre os anos de 2020 e 2021 em um estado brasileiro” e outra pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com o título: “Efetividade do acesso, atendimento clínico e acompanhamento das pessoas com covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas”.    

Participam da transmissão a doutora em Enfermagem, Francisca Elisângela Teixeira Lima; e o Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, André Ribeiro. A mediação será feita pelo gerente de Pesquisa em Saúde da ESP/CE, Jadson Franco. De acordo com o gestor, a iniciativa será uma janela de partilha do saber no campo da saúde. 

Se o pesquisador tem alguma pesquisa feita na sua instituição e quer apresentar esses resultados, ele pode utilizar esse espaço para fazê-lo. E esperamos com isso aproximar as instituições de pesquisa do Brasil nesse grande propósito de disseminação do conhecimento”, destaca. 

Os pesquisadores interessados em participar e compartilhar resultados de seus estudos das próximas edições do projeto podem enviar suas sugestões de resumo para o e-mail: gepes@esp.ce.gov.br. Os participantes terão direito a certificação. 

Serviço

Evidências – 1ª edição
Quando: segunda-feira (23), às 10 horas
Onde: Sala virtual do Google Meet e Escola de Saúde Pública do Ceará (Auditório Galba Araújo), na Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles