Mostra de Territorialização em Saúde partilha experiências da turma IX da Resmulti

16 de maio de 2022 - 16:50 # #

Textos e Fotos: Daniel Araújo

Após um período de hiato nas atividades presenciais em função da pandemia da covid-19, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), volta a receber as apresentações da Mostra de Vivências e Territorialização em Saúde da Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde do Ceará (Resmulti)

Organizado pela Diretoria de Educação e Extensão (Deduc) da ESP/CE, o evento teve início nesta segunda-feira (16) e segue até a próxima quarta-feira (18) em formato híbrido. Ao longo dos próximos três dias, os 341 residentes da Turma IX participam da ação que objetiva a apresentação e o compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos nos cenários de prática tanto na Capital quanto no interior do estado.

A mostra é um momento em que os residentes se reúnem para apresentar impressões iniciais vivenciadas e percebidas nos seus territórios de prática.  Durante as apresentações, as equipes de cada um dos 11 programas de residências que compõem a Resmulti partilham o território onde eles desenvolvem trabalho, seja na dimensão da região, da cidade, dos serviços de saúde e a sua respectiva localização na rede de atenção à saúde do estado. 

A supervisora geral do componente comunitário da Resmulti, Rafaela Bezerra, falou sobre a importância do evento também para a escuta dos residentes a partir das suas experiências.

“A territorialização segue não apenas durante o período de dois anos da Residência. Ela continua para toda uma vida. Não tem como a gente não passar por nenhum espaço sem territorializá-lo, que é quando a gente traz o que é demanda dentro dos cenários, vendo o que precisa ser trabalhado e isso é muito bom”, refletiu.   

Atualmente, o Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde da ESP encontra-se em 22 municípios e 10 hospitais

Atualmente, o Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde da ESP encontra-se em 22 municípios e 10 hospitais do estado, município e instituições conveniadas. Instituições e equipamentos estes que são atualmente os principais cenários de prática da Resmulti.

A agenda da Mostra de Territorialização segue nesta terça-feira (17) com apresentações de novas turmas dos componentes comunitário e hospitalar da residência a partir das 08 horas da manhã na sede da ESP/CE. Ao longo do dia, os trabalhos das equipes seguem no modelo híbrido, com apresentações presenciais e remotas.  

Territorialização em Saúde

A territorialização em saúde consiste em uma metodologia capaz de operar mudanças no modelo assistencial e nas práticas sanitárias vigentes, desenhando novas configurações loco-regionais. Ela baseia-se no reconhecimento e esquadrinhamento do território segundo a lógica das relações entre ambiente, condições de vida, situação de saúde e acesso às ações e serviços de saúde.