ESP/CE e UFC promovem evento sobre predisposição hereditária ao câncer na população quilombola do Ceará

6 de maio de 2022 - 13:24 # # # # # # #

Texto: Juliana Marques | Arte gráfica: Deborah Muniz

Lideranças das comunidades quilombolas do Ceará são convidadas para o primeiro Encontro de Saberes, a ser realizado na próxima segunda-feira (9), às 13h30, no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento vai iniciar as discussões sobre a pesquisa Síndromes de Predisposição Hereditária Relacionada ao Efeito Fundador na População Quilombola Cearense.

O estudo, que vai avaliar as mutações causadoras de cânceres de mama agressivos e hematológicos em mulheres quilombolas, é desenvolvido pelo Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon) da instituição federal de ensino. A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foi convidada para firmar parceria junto ao projeto.

Com essa cooperação, a autarquia assume um papel importante de articulação institucional com as prefeituras, as lideranças de comunidades quilombolas e as instituições que atuam nesse campo para permitir o desenvolvimento de todas as etapas do estudo”, explica o gerente de Pesquisa em Saúde da ESP/CE, Jadson Franco.

“Encontro de Saberes”

Encontro de Saberes é uma iniciativa que pretende mostrar à sociedade os trabalhos científicos desde o início de suas execuções e não só o resultado final. Ainda segundo Franco, a ideia é assumir esse compromisso de disseminar o conhecimento, compartilhando todos os saberes, ou seja, usando de múltiplas linguagens que contemplem não só pesquisadores, mas a população em geral.

“Quando falamos o nome ‘Encontro de Saberes’, identificamos tratar-se de um título bem norteador, pois ele aproxima o saber científico com o popular. Nosso desejo é promover esse diálogo entre os muitos saberes e construir novos direcionamentos de estudos que atendam às necessidades da sociedade”, pontua.

A pesquisa em comunidades quilombolas vai abrir a agenda de estudos científicos do projeto. O segundo tema a ser discutido será sobre o diagnóstico de doenças hipertensivas e diabetes em povos indígenas Tapeba, do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, que ocorrerá em julho deste ano. Ao todo, serão seis Encontros de Saberes em 2022.

Para conhecer mais sobre a iniciativa e entender os diálogos entre os saberes populares, acesse o episódio do nosso podcast Cadernos ESP – Revista Científica da Escola de Saúde Pública.

Serviço

Discussões acerca de “Síndromes de Predisposição Hereditária Relacionada ao Efeito Fundador na População Quilombola Cearense”
Quando: segunda-feira (9), às 13h30
Onde: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) – sala de reuniões Nº 1, térreo. Endereço: Rua Coronel Nunes de Melo, 1000 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza.

É necessário confirmar presença pelo e-mail gepes@esp.ce.gov.br.