Biblioteca da ESP/CE adere campanha Maio Laranja, de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

3 de maio de 2022 - 13:36 # # # #

Texto: Juliana Marques | Foto: Daniel Araújo

                         O local também deixou em destaque alguns livros de seu acervo que abordam a temática

A morte de Araceli Cabreira, em 1983, no município de Vitória (ES), de apenas 8 anos de idade, motivou a criação do Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000, celebrado sempre em 18 de maio, fazendo menção à data em que a menina foi assassinada. 

Os pais da criança sentiram sua falta, após ela não retornar da escola. Seu corpo, no entanto, foi encontrado apenas seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual. Os principais suspeitos, que pertencem a famílias influentes do Estado, foram condenados pelo crime, mas, 11 anos depois, foram absolvidos em um novo julgamento. Em 2000, o Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em homenagem à Araceli.

Portanto, neste mês de maio, a biblioteca da ESP/CE veste-se de laranja para trazer à tona esse debate muito sério: a violência contra crianças e adolescentes. “Desde o mês passado estamos abraçando uma campanha diferente, com temáticas sempre de cunho social, para estimular os colaboradores e os visitantes aqui do espaço”, explica a bibliotecária Claudete Barros. 

Além de decorar a biblioteca com as cores laranja da Campanha, o local também terá os livros de seu acervo que abordem a temática, em uma prateleira em destaque. A ideia é lembrar da importância que a população participe e que fique sempre atenta a situações de abuso e exploração e, principalmente, denuncie.

A BESP é aberta à visitação do público em geral para acesso a internet e a leitura de livros no local. Por enquanto, nesse momento de retorno das atividades presenciais, as reservas das mesas e dos computadores são feitas manualmente, mas a expectativa é que, em breve, um sistema on-line fique disponível para que os visitantes façam esse serviço. 

       Maio Laranja: Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes