Pós-covid: “Papo Saúde” discute sequelas e tratamentos para voz nesta terça-feira (12)

11 de abril de 2022 - 16:50 # # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: Deborah Muniz


Não é difícil encontrar alguém que tenha apresentado sequelas após se recuperar da covid-19. Desde o início da pandemia, identificar esses efeitos também tem sido uma das frentes de atuação dos pesquisadores mundo afora. Os sintomas são diversos, afetando tanto a saúde física como a mental. Entre os já identificados estão queda de cabelo, cansaço e perda de memória, por exemplo. Há quem se queixe, ainda, de problemas relacionados à voz, sendo a tosse e a rouquidão os principais relatados.

LEIA TAMBÉM: Estudo da ESP/CE identifica sintomas, sequelas e complicações de covid-19 em pacientes pós-internamento

Na semana em que se celebra o Dia Mundial e Nacional da Voz – 16 de abril –, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza uma live em seu perfil do Instagram, dedicada exclusivamente para elencar dicas e tratamentos a pessoas que estejam com alguma sequela vocal causada pelo coronavírus ou que se interessem pelo assunto.

Papo Saúde ESP ocorrerá nesta terça-feira (12), a partir das 19h30. Foi convidado para a atividade on-line o fonoaudiólogo e especialista em Voz e Motricidade, Roberto Lopes. Já a mediação será da gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

Para acompanhar, o interessado só precisa acessar a página da autarquia no dia e no horário marcados. Ao longo do bate-papo, o público poderá fazer perguntas e apontamentos ao especialista.

Dia da Voz

De acordo com o Ministério da Saúde, as comemorações que deram origem ao Dia Mundial da Voz começaram no Brasil em 1999 como resultado de uma iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto que pertenciam à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV). O exemplo brasileiro foi seguido por outros países, como Argentina e Portugal.

Serviço

“Papo Saúde ESP”
Tema: Os efeitos pós-covid na saúde da voz
Quando: terça-feira (12), às 19h30
Onde: perfil da ESP/CE no Instagram