ESP/CE recepciona novos 186 residentes médicos
31 de março de 2022 - 15:04 #ESP/CE #Residência Médica
Texto: Daniel Araújo Fotos e Vídeo: Raiane Ferreira
O Programa de Residência Médica (Resmed) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recepcionou na última quarta-feira (30) os novos 186 médicos residentes que vão compor o programa em 2022. A solenidade contou com a presença de egressos e supervisores da iniciativa, comissões estaduais de Residências Médicas, gestores da autarquia e da rede estadual de saúde.
O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, recepcionou os residentes e falou sobre a relevância do papel desses profissionais para a saúde cearense. “O sistema de saúde precisa muito de vocês e desse programa de residência funcionando bem porque nós somos ainda carentes de médicos especialistas de várias áreas”.
O gestor falou ainda sobre as expectativas que o início dessa caminhada profissional representa, tanto para a ESP, quanto para esses especializandos. “Desejamos que o programa supere os objetivos que nós temos em mente, agregue valor individualmente a cada um de vocês e coletivamente ao sistema de saúde”, completou.
A coordenadora da Comissão Estadual de Residência Médica da ESP/CE, Silvia de Melo Cunha, destacou a preocupação da Escola em formar especialistas de referência para o nosso Estado. “Quando pensamos saúde e formação, estamos falando em ir além de formar técnicos. Queremos que nossos especialistas sejam agentes de transformação para melhorar a assistência à saúde do nosso estado e do nosso país”, disse.

Os residentes fizeram as assinaturas dos seus respectivos Termos de Outorga para o início oficial das suas atividades.
Uma das profissionais que hoje representa essa nova força de trabalho na medicina cearense é Tamires Caracas. Representando os residentes egressos da turma anterior da Resmed, ela falou aos presentes. “Vocês estão, hoje, onde por muito tempo sonharam estar. Conhecerão pessoas incríveis que sem dúvida se tornarão família, colegas de residência que irão virar irmãos e professores que se tornarão muito além de inspirações”, finalizou.
Além de participarem da acolhida, os residentes fizeram as assinaturas dos seus respectivos Termos de Outorga para o início oficial das suas atividades. Eles vão atuar em quatro Regiões de Saúde do Ceará: Norte, Cariri, Sertão Central e Fortaleza.
Residência Médica
Durante o processo formativo da Residência Médica da ESP/CE, o graduado em medicina desenvolve um treinamento em serviço, composto por 2.880 horas anuais em uma determinada especialidade, previamente, escolhida e, progressivamente, adquire competências para exercício profissional qualificado.
Nos programas vinculados à Escola, a aprendizagem ocorre nas instituições de saúde da Rede Sesa, sob supervisão de profissionais vinculados aos serviços e possuidores de reconhecida competência técnica e ética aos quais denominamos preceptores.