Capacete Elmo é selecionado para congresso nacional de Inovação na Indústria; dispositivo também pode ser votado como melhor invenção

9 de março de 2022 - 13:37 # #

Texto: Ariane Cajazeiras Foto: Tatiana Fortes (Governo do Ceará)

O projeto do capacete Elmo foi selecionado para participar do 9º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, correalizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). Maior evento de inovação da América Latina, o Congresso acontece nesta quarta e quinta-feira, em formato híbrido. Na ocasião, será realizado o Summit SENAI P&D + Impacto, onde 25 cases de projetos inovadores, desenvolvidos pela indústria e pelos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia serão apresentados, entre eles o capacete Elmo.

A invenção cearense é fruto de parceria público-privada envolvendo Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Esmaltec. Os três melhores cases serão premiados ao final do evento. A votação ocorre on-line.

O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria reúne tomadores de decisão de empresas de todos os portes, representantes do governo, da academia e de instituições de ciência e tecnologia para pensar e debater a inovação como principal estratégia de crescimento e competitividade. A proposta é refletir sobre como cocriar um mundo mais sustentável, tendo a educação e a inovação como motores dessa transformação. O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria traz mais de 50 atividades em sua 9ª edição. Serão 77 convidados ao todo, levando a inovação para o centro do debate, com palestras, mesas-redondas, painéis e outros formatos de apresentação.

Capacete Elmo

O Elmo é um capacete de respiração assistida genuinamente cearense, não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes. Criado em abril de 2020 em uma força-tarefa, o equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por covid-19.

O desenvolvimento, protótipos, testes de usabilidade, testes clínicos e primeiros treinamentos do Elmo foram feitos no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e no SENAI Jacarecanga. Já os testes iniciais de usabilidade foram feitos entre os próprios pesquisadores e voluntários em laboratório. Após essa fase, um ensaio clínico prospectivo de viabilidade foi executado no Hospital Leonardo da Vinci, unidade implantada pelo Governo do Estado para o atendimento exclusivo de pacientes com covid-19. Realizado entre junho e outubro de 2020, o estudo teve seus resultados apresentados publicamente em novembro do mesmo ano. Foi demonstrada a factibilidade do uso do Elmo em pacientes com covid-19 moderada a grave, internados em enfermaria. A boa resposta fisiológica e o conforto com o equipamento foram comprovados, com taxa de sucesso de 60%.

O Elmo é patenteado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em nome das cinco instituições parceiras e dos autores: Marcelo Alcantara Holanda, Betina Santos Tomaz, David Guabiraba Abitbol de Menezes, Juliana Arcanjo Lino e Gabriela Carvalho Gomes. Em outubro de 2020, a Anvisa autorizou a empresa Esmaltec, do Gupo Edson Queiroz, a fabricar e comercializar o ELMO em todo o país.

Serviço

Summit SENAI P&D + Impacto

Vote no capacete Elmo aqui

Saiba mais sobre o Elmo: https://sus.ce.gov.br/elmo/