Monja Coen realiza a abertura das atividades remotas de recepção da residência Multi da ESP/CE, nesta segunda (7)

7 de março de 2022 - 16:39 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Os novos 334 residentes da turma 9 do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti) iniciaram nesta segunda-feira (7) as atividades remotas do seu módulo de imersão. Abrindo o ciclo de apresentações, a Monja Coen Roshi ministrou a palestra magna com o tema “Felicidade”. A convidada falou sobre os sentidos e significações desse estado pleno de consciência. “É importante lembrarmos que a felicidade existe sim. E que podemos criar causas e condições para que essa felicidade se expanda não só como indivíduos, mas para todos nós”.

Até o próximo dia 18 de março, os estudantes participarão de uma agenda de ações onde serão apresentados às dinâmicas e estrutura da ESP/CE além de serem introduzidos nos seus respectivos cenários de prática. 

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, recepcionou os estudantes durante a solenidade que foi transmitida pelo canal do youtube da instituição. O gestor destacou a relevância que a Residência Multiprofissional tem para o sistema de saúde do Ceará e do Brasil. “Se tem uma área onde a ESP/CE cumpre muito fortemente sua missão de qualificar a força de trabalho e de fortalecer o sistema de saúde, visando inteligência, educação, ciência, pesquisa e inovação, essa área é a Residência Médica e Multiprofissional”, enfatizou. 

A mesa de abertura contou também com as presenças da diretora de Educação e Extensão em Saúde, Olívia Bessa; da gerente de Pós-Graduação em Saúde, Alciléa Leite de Carvalho; da coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais da ESP/CE, Jamisse Araújo; e da técnica do Núcleo Docente Estruturante da Gerência de Pós-Graduação em Saúde, Suzyane Barcelos. 

Durante fala, o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, destacou a relevância da Residência Multiprofissional para o sistema de saúde do Ceará e do Brasil

No período da tarde, o diretor da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, apresentou o painel “Construção histórica da saúde pública no Ceará”. Encerrando os debates desse primeiro dia, o médico e ex-reitor da Universidade Estadual do Ceará, Jackson Sampaio, fez a apresentação: “Reforma psiquiátrica e Política de Saúde Mental Brasileira – Percursos, Desafios e Cenário Atual”. 

Semana de Imersão

A Semana de Imersão compreende um processo formativo que adota estratégias pedagógicas participativas, conceituais e metodológicas desenvolvidas a partir de atividades específicas. 

Ao longo das próximas duas semanas, os residentes irão participar de rodas de conversa, exposições dialogadas, vivências de integração, além de apresentações sobre a dinâmica dos processos institucionais adotados pela ESP/CE. 

Todas as atividades ocorrem por meio de encontros virtuais que serão organizados e transmitidos por meio de salas virtuais no Google Meet. 

Turma 9

Os novos residentes da turma 9 estarão distribuídos em 22 municípios do estado do Ceará a partir dos 11 programas de residências mantidos pelas Escola, sendo 10 de natureza multiprofissional e 1 uniprofissional. Os profissionais iniciaram o processo de territorialização ainda no último dia 3 de março e permanecerão lotados nos seus cenários de prática durante um período mínimo de dois anos.