ESP/CE inscreve para Curso Básico de Ventilação Mecânica até 04/03

2 de março de 2022 - 16:19 # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

Seguem abertas até a próxima sexta-feira (04) as inscrições para turma do Curso Básico em Ventilação Mecânica no Contexto da Covid-19. A formação é ofertada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e ocorrerá na modalidade online no período de 07 de março até 07 de abril.

Podem participar da capacitação, profissionais de nível superior que atuam na rede pública de saúde como fisioterapeutas, médicos e enfermeiros. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do Mapa da Saúde

O curso terá carga horária de 40 horas na modalidade assíncrona, ou seja, o participante poderá acessar os conteúdos quando quiser, precisando, no entanto, concluir todas as atividades até a data de término das atividades. 

Todas as atividades educacionais do projeto serão baseadas na vivência dos trabalhadores que atuam na Assistência à Saúde junto a pacientes internados com covid-19. Durante as aulas, os estudantes poderão participar de exercícios de simulação com um aparelho de ventilação mecânica criado especificamente para a formação. Os conteúdos foram desenvolvidos em parceria do Centro de Simulação em Saúde (CSS) com o Núcleo de Educação à Distância (Nead) da ESP/CE. 

Outros tópicos que serão abordados incluem os conceitos básicos de insuficiência respiratória aguda, modos e parâmetros ventilatórios, indicações da intubação orotraqueal (IOT) e ventilação protetora. Os vídeos e o caso clínico serão contextualizados durante o curso como suporte do treinamento das habilidades técnicas e uso do simulador virtual.

O Coordenador do CSS da ESP/CE, Rafael Dantas, explica que a iniciativa surgiu como uma das estratégias do Plano de Contingência de Enfrentamento à Covid-19 desenvolvido pela instituição. “O curso foi ampliado e toda a sua matriz de competência e estratégias educacionais foram revisadas a partir desse contexto trazido pela pandemia no atual momento em que vivemos”, afirma. 

Ventilação mecânica

Considerada uma prática de cuidado intensivo, a ventilação mecânica adquiriu ainda mais importância, uma vez que os pacientes muitas vezes devem ser submetidos a intubação precoce. Ela pode ocorrer de modo não invasivo, envolvendo vários tipos de máscaras faciais, e invasiva, relacionada à intubação endotraqueal, procedimento que requer uma via respiratória artificial. 

Geralmente é considerada quando existem sinais laboratoriais ou clínicos de que o paciente não consegue manter as vias respiratórias desimpedidas, oxigenação ou ventilação adequada.

 

 Serviço

Curso Básico em Ventilação Mecânica no Contexto da Covid-19

Inscrições no site do Mapa da Saúde até 04/03

Mais informações pelo e-mail: dides@esp.ce.gov.br