ESP/CE abre inscrições para nova turma do projeto Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

25 de fevereiro de 2022 - 16:23 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

O  projeto Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios iniciou nesta sexta-feira (25) nova turma do seu Curso Clínico Básico I. A aula inaugural foi transmitida pelo canal oficial do youtube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

A formação aborda temáticas relacionadas às diretrizes assistenciais para a depressão, suicídio e estratégias a serem desenvolvidas nos territórios. Quem desejar participar, pode se inscrever por meio do formulário disponível online

Tomando como base princípios da saúde mental e da atenção psicossocial comunitária e territorial, a iniciativa destina-se exclusivamente a profissionais de nível superior da rede pública ou suplementar que atuam na Atenção Primária (Estratégia Saúde da Família ou Núcleo Ampliado de Saúde da Família) ou na Rede de Atenção Psicossocial – Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Acolhimento (UAs), hospitais, ambulatórios, emergências e outros equipamentos relacionados.   

A capacitação objetiva, portanto, contribuir para novas práticas e qualificação da assistência em saúde mental, álcool e outras drogas. A intenção é a de contribuir com o desenvolvimento de competências que fortaleçam a identificação, a avaliação, o manejo e o acompanhamento de pessoas com condições prioritárias em saúde mental e uso de substâncias. 

De acordo com André Tavares, médico psiquiatra e assessor técnico da ESP/CE, o curso tem como intenção formar profissionais que atuam no campo da Saúde Mental, como psicólogos e psiquiatras, e também de outras especialidades, como odontologia, enfermagem, nutrição, entre outras áreas. “A prioridade do curso é ampliar o acesso nos serviços não especializados”, completa. 

Para a psiquiatra Carla Brandão, a iniciativa será uma importante ferramenta de disseminação dos saberes na área da Atenção Psicossocial e Saúde Mental junto aos profissionais. “É uma oportunidade de capilarizar esse conhecimento tão necessário, que será aplicado e levará mais qualidade de atendimento e assistência à nossa população”, pontua. 

A formação

O projeto “Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios” foi lançado pela ESP/CE em 2020 com base no Manual de Intervenções do programa Mental Health Gap da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).  

O programa é composto por um conjunto de cinco cursos: Curso Introdutório, Clinico Básico 1: depressão e suicídio; Clínico Básico 2: psicoses e outros problemas importantes de saúde mental; Curso Avançado 1: saúde mental infanto-juvenil; e Curso Avançado 2: álcool e outras substâncias. O curso introdutório é pré-requisito para participar dos seguintes. 

Neste mês de fevereiro, foram concluídas mais três turmas com profissionais de Fortaleza, Caucaia e do Cariri. Ainda segundo André Tavares, a previsão é de que as turmas do Clínico Básico 2, Curso Avançado 1 e 2 sejam lançadas respectivamente entre os meses de março a abril de 2022. 

Serviço

Curso Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios

Mais informações pelo e-mail autosmapsce@gmail.com