ESP/CE capacita médicos e enfermeiros para manejo clínico de gestantes com covid

22 de fevereiro de 2022 - 14:05 # # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), dá continuidade às ações estratégicas do Plano de Contingência à Pandemia, com foco na 3º onda da covid-19. O documento contempla atividades em cinco eixos: Inteligência, Educação, Comunicação, Inovação e Tecnologia.

Nesta quarta-feira (23), a Diretoria de Educação e Extensão (Deduc) da autarquia iniciará mais um curso on-line de manejo clínico no contexto da crise sanitária. Desta vez, voltado à abordagem de gestantes.

Com 4h/aula, a capacitação contemplará médicos(as) e enfermeiros(as) das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), dos Ambulatórios Especializados em Assistência Materna e Pontos de Atenção ao Parto e Nascimento da Atenção Secundária. Cada trabalhador foi mobilizado previamente para participar do curso.

A médica obstetra e assessora técnica da ESP/CE, Liduína Rocha, e a ginecologista e obstetra, Sammya Bezerra, ministrarão a atividade. 

Gestantes com covid têm mais chances de desenvolver complicações, têm mais chances de precisar internação hospitalar e intubação. Por tanto, é fundamental a gente compreender essa relação e buscar as prevenções possíveis. Discutir o manejo das gestantes com covid, a partir da sua apresentação clínica, discutir o manejo obstétrico dessas gestantes, as indicações de internação hospitalar e UTI, além de outros fatores. Tudo isso será abordado durante o curso“, explica Liduína Rocha.

Segundo a organização, a expectativa é que o curso alcance cerca de 500 trabalhadores. 

Ao fim da formação, um certificado digital será emitido a quem concluir todas as atividades, que ocorrerão via Google Meet. O link da sala será enviado individualmente para os alunos.