Nova ESP/CE: estrutura organizacional é apresentada ao público interno

16 de fevereiro de 2022 - 15:28 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Deborah Muniz

Uma nova instituição alinhada a novos desafios. As novidades que incluem a mais recente estrutura organizacional da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foram apresentadas oficialmente nesta quarta-feira (16) aos colaboradores da ESP e gestores da saúde do Ceará.  

Durante a cerimônia, o superintendente Marcelo Alcantara apresentou os diferentes eixos de gestão para o funcionamento pleno e sustentável da instituição. Foram expostos o Mapa Estratégico, a nova estrutura organizacional e a operacionalização de macroprocessos por eixos estratégicos. Com isso, a autarquia estadual segue seu propósito de qualificar a força de trabalho e fortalecer o sistema de saúde por meio da Inteligência, Pesquisa, Inovação, Ciência e Educação

Falando diretamente aos profissionais da ESP/CE e gestores presentes, o superintendente agradeceu aos esforços e dedicação de todos durante esse tempo de pandemia e ressaltou a importância de se fortalecer a gestão de pessoas da instituição. “Não tem sentido nenhum  essa Escola fazer o que ela faz sem ter um corpo de servidores públicos forte capaz de entregar isso de maneira sustentável”, afirmou. 

Refletindo sobre a missão da Escola de qualificar, até 2026, a força de trabalho e fortalecer o sistema de saúde por meio da educação, inteligência, ciência, pesquisa e inovação para o bem estar e felicidade das pessoas, o gestor convidou todos os colaboradores a buscarem se encontrar dentro desse propósito. “Quem no Brasil pensar em força de trabalho, deve associar isso à ESP/CE. Essa é a nossa visão de futuro”.    

A ESP/CE tem como missão, até 2026, qualificar a força de trabalho e fortalecer o sistema de saúde por meio da educação, inteligência, ciência, pesquisa e inovação

Representando o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi) da Sesa, Valéria Napoleão, pontuou o trabalho que a Escola realiza no campo da educação em saúde e no seu empenho no  fortalecimento do sistema de saúde cearense. “Fazer mudanças é muito importante e mais ainda ajustar a sua estrutura para o alcance desses objetivos”, destacou. 

Nova estrutura 

A nova estrutura de gestão da ESP/CE está em vigor desde o último dia 3 de fevereiro. Após ser oficializado em decreto do governador Camilo Santana, o organograma aponta para a construção de uma Escola mais moderna e adequada ao cumprimento da missão institucional. 

Cinco grupos de organização compõem o novo organograma: Direção Superior; Órgãos de Assessoramento; Órgãos de Execução Programática; Órgãos de Execução Instrumental; e Órgãos de Gestão Colegiada

Ao todo, cinco grupos de organização compõem o novo organograma que conta com Direção Superior; Órgãos de Assessoramento; Órgãos de Execução Programática; Órgãos de Execução Instrumental; e Órgãos de Gestão Colegiada. Cada núcleo passa a ser composto por assessorias, diretorias e gerências específicas. 

“Certamente cada um desses gestores vai fazer uma reflexão da sua área específica e ajudar em uma transição entre o que existe hoje de estrutura e pessoas para, ao longo deste ano, a gente implantar novos processos, trazer a valorização dos nossos talentos e pessoas cada vez mais, sem esquecer de ninguém”, finalizou Marcelo Alcantara.

Em breve novas apresentações devem ocorrer para grupos específicos. A ideia é que cada área possa ser apresentada à instituição como um todo de modo transparente e com a participação de todos os seus colaboradores. 

Confira íntegra do vídeo de ações e resultados da ESP/CE em 2021