Profissionais de saúde do HRC e HRN recebem treinamento da ESP/CE para uso e manejo clínico do capacete Elmo

7 de fevereiro de 2022 - 16:35 # # # #

Texto: Valéria Alves e Teresa Fernandes | Fotos: Divulgação/HRC/HRN

 

 

 

Antes realizada de forma presencial, a capacitação foi adaptada para a modalidade on-line

Colaboradores dos hospitais regionais do Cariri (HRC) e Norte (HRN), unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), passaram por um treinamento para uso e manejo clínico do capacete Elmo. No equipamento de Sobral, a capacitação, ministrada por profissionais da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), foi dividida em quatro turmas, sendo duas para a equipe de técnicos em Enfermagem e outras duas para a equipe multidisciplinar (nível superior). Na unidade de Juazeiro do Norte, as atividades foram realizadas em dois grupos: um com técnicos em Enfermagem e outro envolvendo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Alguns profissionais já tinham recebido este treinamento de forma presencial, em 2021, quando se tornaram multiplicadores do conhecimento. A metodologia de ensino foi adaptada para a modalidade on-line, abrangendo conteúdos teóricos, demonstração do uso da tecnologia, contraindicação, montagem, aplicação no paciente e desmontagem do Elmo. No HRC, a transmissão também foi realizada no auditório do hospital, com limite de participantes devido às restrições impostas pela covid-19.

Para a coordenadora de Enfermagem da Emergência e Unidade Covid do HRC, Zenilda Alves, “o treinamento sobre o capacete Elmo veio nos relembrar da importância dele para o tratamento em pacientes com doença respiratória leve a moderada”. “Com o novo quadro epidemiológico que estamos vivendo, necessitamos recordar os critérios e a necessidade desse equipamento para os pacientes do setor respiratório, independentemente do diagnóstico, porque, se iniciado no tempo correto, podemos ter um tratamento mais eficaz”, avalia, ressaltando a relevância da participação de toda a equipe para que o trabalho alcance os melhores resultados.


Em parceria com a ESP/CE, treinamento é uma iniciativa dos Centros de Estudos do HRC e do HRN

O treinamento faz parte da iniciativa dos Centros de Estudos do HRC e do HRN, que tem como objetivo garantir atualizações permanentes. Segundo Raquel Nicodemos, enfermeira do setor no hospital do Cariri, “esse treinamento veio num momento importante, já que os casos de síndromes respiratórias estão aumentando novamente, e, apesar de os nossos profissionais estarem capacitados para fazer esse uso e manejo clínico do capacete, é interessante essa atualização para que eles possam tirar dúvidas e, assim, prestar uma assistência cada vez melhor”.

A enfermeira da Educação Permanente do Centro de Estudos do HRN, Ana Carolina Mesquita Moraes, afirma que o capacete Elmo tem sido uma tecnologia efetiva para salvar vidas neste período pandêmico e que, por isso, é fundamental reforçar as indicações de utilização do dispositivo. “O treinamento do capacete Elmo é de grande importância para nossos profissionais, uma vez que somos referência para casos graves de covid na nossa região e utilizamos esse equipamento no dia a dia da assistência desses pacientes”, diz. “O treinamento serviu para agregar conhecimentos aos profissionais que não haviam sido treinados, assim como atualizar e reforçar pontos importantes para os profissionais já capacitados”, continua.