Litoral Leste recebe nova turma do Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

7 de fevereiro de 2022 - 15:36 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

No próximo dia 14 de fevereiro, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inicia nova turma do Curso de Aperfeiçoamento de Referência Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.  

A formação, que ocorrerá em parceria com o  Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest/CE), destina-se prioritariamente aos profissionais de nível superior da Vigilância em Saúde ou Atenção Básica que atuam como Referência Técnica nos municípios. Os ofícios com as fichas de inscrição dos participantes já foram encaminhadas para as Regiões de Saúde do Ceará com a descrição dos requisitos aos participantes.   

Nesse primeiro momento estão sendo ofertadas 60 vagas para abertura de turma na Região de Saúde do Litoral Leste. Podem participar da capacitação, profissionais de nível superior que atuam na Vigilância em Saúde, nas Unidades Sentinelas e nos Centros de Referência à Saúde do Trabalhador municipais, regionais e estaduais, com foco em ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador e nas Unidades Sentinelas. 

A iniciativa, que ocorrerá no formato virtual, objetiva qualificar esses profissionais do SUS para atuar como Referência Técnica no desenvolvimento de competências e habilidades à implantação das atividades de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) na Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Ceará.

A carga horária do curso será de 180 horas divididas em três módulos. A expectativa é que os encontros sigam até 6 de maio de 2022. Concluída essa turma, uma nova está prevista para ter início na Região Norte, ainda esse ano. 

Quem desejar mais informações, pode entrar em contato pelos e-mails: franciletegomes@esp.ce.gov.br / suporte.espvirtual@gmail.com ou pelo telefone: (85) 3101-1400.

Vigilância em Saúde do Trabalhador

A saúde do trabalhador se destaca e se distingue da medicina do trabalho e da saúde ocupacional trazendo para o campo da saúde pública os desafios da articulação que envolvem o trabalho, a saúde e a Previdência Social.

É nesse sentido que a Vigilância da Saúde do Trabalhador (Visat) amplia e redimensiona a avaliação das condições de saúde do trabalhador para além das práticas e dos propósitos da medicina do trabalho (especialidade médica) e da saúde ocupacional.