Gerência de Pesquisa em Saúde da ESP/CE prevê novas 180 produções em 2022

4 de fevereiro de 2022 - 14:32 # # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

 

 

 

Ciência tem se mostrado essencial na busca por respostas para muitas das questões trazidas pela pandemia de covid-19. E esse estímulo à produção científica é realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Nos últimos meses, uma série de pesquisas, tanto com foco no coronavírus, como em outras áreas relacionadas à Saúde, Educação e Inovação foram publicadas. A meta é de que, em 2022, esta produção só aumente.

Por meio da sua  Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes), a ESP/CE projeta para 180 o número de produções técnico-científicas a serem disponibilizadas neste ano. Em 2021, 74 publicações foram disponibilizadas – 54% a mais do que a meta prevista para o ano. Além dessa entrega, a área prevê o desenvolvimento de 22 novas pesquisas com base nas linhas de cuidado definidas pela atual Política de Atenção à Saúde da Sesa.

De acordo o supervisor do Cenic, Jadson Franco, a equipe tem trabalhado no fomento e na elaboração de estudos que possam ir além do campo de visão da comunidade acadêmica, alcançando toda a sociedade. “Assumimos o compromisso de irmos ampliando, a cada ano, o percentual de produções em Saúde feitas pela ESP/CE. E esses números nos mostram que o setor de Pesquisa da Escola tem sido fortalecido com desenvolvimento de muitos estudos e, consequentemente, com uma produção científica qualificada”, afirma o gestor.

Produção envolve livros, relatórios e artigos

Ao longo de todo 2021, a produção do Cenic abrangeu a escrita de capítulos de livros, como a publicação A Saúde Coletiva em Tempos de Pandemia: experiências e aprendizados do enfrentamento à covid-19 no Nordeste brasileiro, publicada em 2021 pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal). Também foram difundidos materiais em anais de congresso, participação em eventos científicos, realização de relatórios técnicos, resumos executivos de pesquisa e publicações de artigos em periódicos científicos.

Quando considera-se a produção do conhecimento no âmbito da pandemia, o Cenic estima a realização de seis pesquisas na área para este ano. “A covid-19 é uma temática importante e temos entendido que, pela lacuna que há no conhecimento sobre ela, quanto mais se produzir, mais estamos contribuindo diretamente para Ciência da Informação”, avalia Franco, destacando, ainda, outros temas de interesse do Centro, como Saúde Coletiva, Inovação e Educação.

O trabalho, segundo o gestor, reflete o resultado de pesquisas pensadas e feitas em conjunto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, enfermeiros, biólogos, psicólogos, fisioterapeutas, estatísticos e especialistas de outras áreas.