Papo Saúde ESP discute arte, humor e educação emocional nesta terça-feira (18)

17 de janeiro de 2022 - 16:24 # # # # #

Texto: Texto: Daniel Araújo / Elon Nepomuceno Arte Gráfica: Júlio Lopes

Há quase dois anos, a pandemia de Covid-19 vem impondo à humanidade uma série de mudanças, que vão desde a forma como cuidamos da nossa saúde até o jeito de nos relacionarmos com o outro. Para muitos, os momentos iniciais da crise sanitária foram sinônimo de medo, insegurança e incertezas. E não poderia ser diferente, visto que tivemos de lidar com perdas de entes queridos, além do isolamento social.

Hoje, com a vacinação contra a doença em curso, o cenário é mais otimista. Algumas cicatrizes, no entanto, permanecem, principalmente no campo da saúde emocional. É possível superá-las? Como fazer? Estudos recentes apontam que boa parte dessas respostas está no humor.

Tomando como referência o assunto, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizará, nesta terça-feira (18), a partir das 19h30, mais um Papo Saúde ESP. A live via Instagram (@espceara) discutirá o papel da arte, do humor e da educação emocional na nossa sanidade mental.

Foi convidada para a transmissão a psiquiatra e psicóloga Karina Saboya. Já a apresentação será da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da instituição, Luciana Rocha.

Durante o bate-papo virtual, a psicóloga abordará como a arte e o humor podem influenciar a nossa saúde mental positivamente, ajudando a atravessar esse tempo de adversidades imposto pelo período pandêmico. “Apesar desse contexto, nossas emoções, sofrimentos, conflitos e desavenças foram representadas por meio do uso massivo de memes nas redes sociais. Rimos apesar das situações negativas; rimos apesar do medo, da solidão, ou por causa deles; rimos de nós mesmos”, reflete Saboya.

Serviço

Papo Saúde ESP – Saúde Mental: Arte, Humor e Educação Emocional
Convidada: Karina Melo Saboya, psiquiatra e psicóloga
Quando: terça-feira (18), às 19h30
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram