Papo SUS aborda Covid-19, síndrome gripal e gravidez nesta terça (11)

10 de janeiro de 2022 - 14:01 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte gráfica: Deborah Muniz

 

 

Grávidas e puérperas são apontadas como grupos de risco para síndrome gripal e Covid-19. Apesar disso, no Ceará, muitas dessas pessoas ainda não se vacinaram ou completaram o esquema vacinal. Especialistas alertam que gestantes podem evoluir para formas graves das doenças, o que pode trazer riscos para a saúde tanto das mães quanto dos bebês.

O assunto será tema do primeiro Papo SUS de 2022. A live ocorrerá nesta terça-feira (11), no perfil oficial da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), no Instagram (@espceara), a partir das 19h30.

Participam da transmissão a médica obstetra, assessora técnica da ESP/CE, presidente do Comitê Estadual de Prevenção ao Óbito Materno, Fetal e Infantil, Liduína Rocha; e a ginecologista, obstetra e ultrassonografista, vice-presidente da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego) e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Sammya Bezerra. A mediação do bate-papo virtual será feita pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da autarquia, Luciana Rocha.

Durante o encontro, as especialistas conversam e tiram dúvidas sobre Covid-19, síndromes gripais e a saúde materna e das gestantes, além de falar sobre as orientações no atendimento às mulheres que buscam a rede de saúde cearense. No atual cenário de aumento do número de casos de gripe e Covid-19 simultaneamente, os cuidados para a redução da transmissão durante a assistência à mulher no parto também tornam-se fundamentais.

Apesar de o subtipo da gripe H3N2 não ser mais agressivo que as demais síndromes gripais, os especialistas têm relacionado os crescentes números de casos no Ceará ao relaxamento da população em relação às medidas de proteção, como o uso de máscaras e a baixa cobertura vacinal contra a influenza no Estado. É necessário também que gestantes e puérperas completem esquema vacinal contra a Covid-19.

Serviço

Papo SUS – Covid-19, síndrome gripal e gravidez
Convidada: Liduína Rocha, assessora técnica da ESP/CE; Sammya Bezerra, ginecologista e obstetra.
Quando: terça-feira (11), às 19h30
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram