Vacinação para pessoas em situação de rua de Fortaleza segue em 2022

7 de janeiro de 2022 - 15:26 # # # # #

Ascom SPS

A agenda de vacinação para pessoas em situação de rua de Fortaleza segue neste início de 2022. Além da 1ª, 2ª e 3ª doses do imunizante contra Covid-19, o mutirão agora conta com vacinas contra a Influenza H1N1. A ação terá início na próxima segunda-feira (10), na Praça do Ferreira, e segue até fevereiro, em diversos territórios da Capital, sempre das 9h às 16h.

Realizado através do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Fortaleza, as ações tiveram início em maio de 2021. Desde a data, 1.811 pessoas foram vacinadas, com diferentes doses do imunizante contra o coronavírus.

“Ir ao encontro das pessoas em situação de rua garante que uma população tão vulnerável, e com tantos problemas sociais, tenha acesso à imunização e cuidado com a proteção que a vacina garante”, destaca o secretário-executivo de Políticas sobre Drogas da SPS, Ilário Marques.

A vacinação desta população é realizada através da busca ativa, com identificação de pessoas em situação de rua, em praças e áreas de consumo de álcool e outras drogas, seguida de mobilização para encaminhá-los aos pontos de vacinação. “A busca ativa é uma constante do trabalho do CRD. Todos estes territórios são trabalhados no programa de prevenção e atendimento. Por isso a vacinação da população em situação de rua em Fortaleza tem sido um sucesso, considerando a expertise e o trabalho realizados pelo Centro”, completa o secretário.

Entre os locais atendidos na nova agenda estão a Praça do Ferreira, Praça Dragão do Mar, Parque do Bisão, na Av. Beira Mar, Praça da Lagoa da Messejana, Papicu e Parangaba. Além dos imunizantes, a ação disponibiliza, também, serviços de identificação civil, realizados pelo Caminhão do Cidadão, unidade móvel da Coordenadoria de Cidadania da SPS.

Programação

Janeiro
10/01 – Praça do Ferreira
13/01 – Praça Dragão do Mar
14/01 – Parque do Bisão/Av. Beira Mar
17/01 – Praça da Lagoa da Messejana
19/01 – Passaré (Galpão do Jangurussu)

Fevereiro
01/02 – Praça do Liceu/Jacarecanga
07/02 – Papicu
08/02 – Serrinha- Cruz Grande (Uece)
09/02 – Parangaba (Ginásio)
11/02 – Lagamar (Viaduto Sindiônibus)
14/02 – Bonsucesso (Galpão dos Catadores)
15/02 – Igreja da Glória
16/02 – Praça da Bandeira
17/02 – Centro Praça do Ferreira