Com o aumento dos casos de síndromes respiratórias, iSUS reforça suporte técnico a profissionais da saúde

7 de janeiro de 2022 - 16:27 # # # # # #

Texto e foto: Elon Nepomuceno


O iSUS é um produto digital criado para ser um cinto de utilidades e apoiar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS)

O Ceará, assim como grande parte do País, tem registrado, nas últimas semanas, uma elevação do número de casos de síndromes respiratórias, como influenza A e Covid-19. Diante deste cenário, a busca pela assistência médica se intensificou e acendeu o alerta entre os gestores da Saúde nas redes pública e privada.

Importante agente contribuidor na qualificação da força de trabalho, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), também está atenta ao atual quadro epidemiológico e mobiliza suas equipes de especialistas, a fim de otimizar processos e capacitar milhares de profissionais da Saúde em todo o território cearense.

Grande parte do fluxo de trabalho conta com suporte do aplicativo iSUS, solução digital desenvolvida pelo Laboratório de Inovação (Felicilab) da ESP/CE em meio à pandemia, para auxiliar os trabalhadores nos seus cotidianos. A ferramenta atua como um cinto de utilidades e armazena notas técnicas, recomendações, boletins e informes epidemiológicos, manejos de atendimento, entre outros conteúdos voltados à área — não só produzidos pela autarquia, mas por diversas outras entidades sanitárias do Estado.

Novos conteúdos

No último dia 30 de dezembro, a ESP/CE, em parceria com a Sesa, divulgou nota técnica com orientações sobre o uso de oseltamivir (Tamiflu®), medicação antiviral indicada para pacientes que apresentem quadro suspeito ou confirmado de gripe. O documento traz uma série de recomendações técnicas e também pode ser acessado no site Coronavírus Ceará.

Outra inserção feita no aplicativo foi a de um fluxograma com orientação sobre o atendimento inicial ao paciente com síndrome gripal. O conteúdo é de fácil entendimento e dividido por tópicos como Análise de Sintomas, Diagnóstico Preliminar, Estratificação de Risco para Síndrome Gripal, além de trazer observações adicionais.

A plataforma disponibiliza também o Plano Estadual de Contingência para Resposta às Emergências em Saúde Pública pelo Coronavírus 2022 e o Manejo Clínico de Pacientes com Covid-19.

Novos documentos podem ser divulgados, à medida que o corpo de profissionais da ESP/CE identifique alguma necessidade da força de trabalho ou haja mudanças no cenário epidemiológico do Estado.

Baixe o iSUS

Lançado em setembro de 2020 como parte das ações de inovação em saúde do Governo do Ceará em meio ao cenário da pandemia, o iSUS surgiu com o objetivo de responder à demanda de relacionamento entre usuários, trabalhadores e gestores do SUS. A ferramenta é gratuita e está disponível para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android.