ESP/CE participa de encerramento do Curso de Especialização em Saúde Pública da ESP Amapá

21 de dezembro de 2021 - 09:31 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participou nesta segunda-feira (20) da solenidade de encerramento da primeira turma do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública do Amapá (ESP/AP). A formação foi realizada pela instituição em parceria com a ESP/CE e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). 

A iniciativa começou em agosto de 2019 a partir da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre as duas escolas de governo. O curso tem como principais pressupostos o desenvolvimento de competências e habilidades interprofissionais capazes de atuarem na melhoria e na qualidade da atenção à saúde.

A formação, com carga horária de 460 horas, destinou 360 horas às atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial e via webconferência e as outras 100 horas restantes foram dedicadas à elaboração individual do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

A supervisora do Centro de Educação Permanente em Vigilância e Saúde (Cevig) da ESP/CE, Lígia Lucena, falou da importância do encerramento deste ciclo na vida acadêmica dos profissionais. “É uma parceria que nos trouxe um grande aprendizado desse trabalho realizado com espírito colaborativo e que nos proporcionou êxito com a formação desses sanitaristas que agora estão entregues ao Estado do Amapá para trabalhar e desempenhar o seu papel enquanto multiplicadores que eles adquiriram no decorrer dessa formação”. 

Em parceria com a ESP/AP, a ESP/CE participou do projeto realizando disciplinas remotas dos dois últimos módulos do curso, além de participar das bancas de Trabalho e Conclusão de Curso (TCC) e realizar a certificação dos novos sanitaristas formados pelo projeto.