ESP/CE conclui primeira turma do Curso Rede de Proteção à Infância e Adolescência

21 de dezembro de 2021 - 12:52 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

Encerramos nesta segunda-feira (20) as atividades da primeira turma do Curso Rede de Proteção à Infância e Adolescência em Situação de Violência. Ofertada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a capacitação foi ofertada para profissionais que compõem a Rede de Proteção no Estado do Ceará e atuam diretamente nas esferas da prevenção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no estado.

Durante o encontro final, ocorreu a apresentação de diferentes planos de ação desenvolvidos pelos participantes ao longo da formação e que poderão ser aplicados nos municípios de Cascavel e Itapipoca, Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) onde o curso ocorreu. Cada turma contou com 30 alunos participantes. A formação teve carga horária de 60 horas aula, realizada de modo online. 

Lançado em novembro deste ano, o projeto objetivou a formação da força de trabalho aprimorando atitudes, habilidades e competências com foco no cuidado integrado, intersetorial e multidisciplinar de crianças e adolescentes em situação de violência, de modo que os alunos possam atuar nos eixos do sistema de garantia de direitos.

A partir da iniciativa, a ESP/CE pretende viabilizar um espaço para discussão do funcionamento da rede, sua importância e fragilidades, para a construção de novas abordagens focadas no cuidado ampliado, superando o isolamento das práticas profissionais, fortalecendo a rede a fim de promover o atendimento integral preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A escolha dos municípios ocorre considerando um diagnóstico e por critérios epidemiológicos realizados pelo projeto Pontos de Luz em parceria com a Sesa e a ESP/CE. A perspectiva é que ainda esse ano os municípios de Quixeré e Porteiras recebam a capacitação.