ESP/CE inicia formação em Auxiliar de Laboratório de Vetores e Animais Peçonhentos

15 de dezembro de 2021 - 14:59 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz Foto: Laís Rolim

Iniciamos nesta quarta-feira, 15, mais uma turma do Curso de Formação em Auxiliar de Laboratório de Vetores, Reservatórios e Animais Peçonhentos. Realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a iniciativa objetiva a capacitação de profissionais que trabalham diretamente nas endemias ou em outros setores, mas ligados à saúde pública das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e dos municípios que as compõem.

Ao todo, duas turmas – uma na região do Cariri e outra em Sobral – realizarão o curso que tem carga horária total de 382 horas, sendo 300 horas destinadas a conteúdos teóricos e 82 horas de prática de estágio.

Os encontros ocorrerão na modalidade à distância por meio da plataforma da ESP Virtual e de modo presencial em suas cidades. Os profissionais que participam da formação foram selecionados por meio dos editais 12/2021 e 21/2021.

A formação

O curso é uma formação inicial e continuada em que os participantes vão desenvolver as competências necessárias ao exercício profissional, como atividades de coleta, armazenamento, transporte e análises laboratoriais de insetos transmissores de doenças tropicais.