Cuidar Melhor: iniciativa recebe inscrições de avaliadores para Concurso Município Inovador

14 de dezembro de 2021 - 17:47 # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: Júlio Lopes

Programa Cuidar Melhor, iniciativa da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está com inscrições abertasaté o próximo dia 3 de janeiro de 2022, para a chamada pública de avaliadores do Concurso Município Inovador. O procedimento administrativo é executado pelo Centro de Investigação Científica (Cenic) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio da plataforma Mapa Digital da Saúde.

Para participar, o interessado deve ter conhecimento e atuar nas áreas de InovaçãoPolíticas Públicas e Gestão em Saúde, com ênfase nos eixos temáticos: Integralidade do Cuidado Materno/Infantil; Prevenção da Gravidez na Adolescência; Integralidade do Cuidado Voltado ao Diabetes Mellitus (DM) e/ou à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); Prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC); Prevenção do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); Prevenção de Acidentes de Trânsito Envolvendo Motocicleta.

O ingresso no Concurso Município Inovador, na condição de avaliador, será considerado prestação de serviço público relevantenão remunerada e sem vínculo empregatício.

Os candidatos considerados aptos poderão ser convidados a atuarem como avaliadores, conforme as necessidades do Concurso.

Processo de seleção

A seleção dos candidatos será realizada mediante análise das informações prestadas na ficha de inscrição de avaliador, de acordo com os critérios indicados no Chamamento Público, como ter titulação mínima de mestre(a) e/ou doutor(a), além de não fazer parte de nenhuma das Comissões do Concurso Município Inovador.

Já o resultado da chamada pública será apresentado por meio da divulgação de lista de avaliadores selecionados na data prevista de 11 de janeiro de 2022. Em seguida, o grupo será convidado para treinamento e alinhamento sobre os procedimentos e critérios de análises das iniciativas, que vão ocorrer de forma on-line entre os dias 19 de janeiro e 23 de fevereiro de 2022.

Ao fim do processo, cada avaliador receberá um certificado por reconhecimento e notoriedade por sua participação.

Atribuições e deveres

Cada avaliador receberá, aleatoriamente, e por meio eletrônico, até 30 iniciativas, que deverão ser analisadas em até 30 dias. Durante a análise das iniciativas, as principais dúvidas ou os questionamentos devem ser registrados pelo responsável para que sejam esclarecidos pela Comissão Executora.

Os avaliadores poderão tirar dúvidas referentes ao chamamento neste e-mail: cenic@esp.ce.gov.br

Cuidar Melhor

Lançado em janeiro de 2021, o Cuidar Melhor é uma iniciativa pioneira no Brasil com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando à melhoria dos resultados em saúde. O programa também pretende avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo a Mortalidade Infantil, Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicletas.

Concurso Município Inovador

É uma iniciativa de estímulo às boas práticas de inovação em saúde, que tem por objetivos: incentivar a implantação e implementação de inovações na melhoria da qualidade dos serviços públicos de saúde prestados aos cidadãos nos municípios cearenses, assim como a produção de resultados positivos e eficientes para o serviço público; promover o reconhecimento e a valorização das ações de atenção integral à saúde em benefício da comunidade; disseminar soluções inovadoras que inspirem ou sirvam de referência para outras iniciativas, colaborando para o fortalecimento da capacidade da saúde municipal e dos princípios democráticos. As inscrições seguem até o dia 22 de dezembro.