ESP/CE promove II Mostra de Observatórios Municipais de Causas Externas

6 de dezembro de 2021 - 16:31 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE | Arte Gráfica: Deborah Muniz

Em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) promoverá, nesta quarta-feira (08), a II Mostra de Observatórios Municipais de Causas Externas. O evento será on-line – via Google Meet – e transmitido pelo canal oficial da Escola no Youtube, a partir das 14 horas.

Nesta edição, a Mostra terá dez municípios participantes, contemplando todas as Macrorregiões de Saúde do Estado: Fortaleza, Aquiraz, Aracati, Russas, Quixadá, Quixeramobim, Sobral, Tianguá, Iguatu e Juazeiro do Norte.

A programação será aberta com a palestra “Violência por lesão autoprovocada durante a pandemia”, realizada pela orientadora da célula da Rede de Atenção Psicossocial da Coordenadoria da Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Copom/Sesa), Carla Renata Pinheiro. Haverá, ainda, um momento para que os representantes das cidades possam apresentar experiências relacionadas à implantação do Observatório, além de discutir o alinhamento e ampliação de projetos relacionados.

Sobre os Observatórios
O projeto dos Observatórios Municipais de Causas Externas do Ceará foi implantado em municípios cearenses em 2018, com o objetivo de disponibilizar informações confiáveis sobre mortes e lesões por causas externas, em nível local, para subsidiar e orientar práticas de vigilância em saúde. Óbitos por causas externas incluem homicídios, suicídios, acidentes de trânsito, afogamentos e quedas acidentais.

II Mostra de Observatórios Municipais de Causas Externas
Quando: quarta-feira, 08