ESP/CE firma parceria com Hospital Sírio-Libanês para oferta de cursos de pós-graduação em saúde

30 de novembro de 2021 - 15:51 # # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa),firma acordo com o Hospital Sírio-Libanês para a oferta de três cursos de pós-graduação na área da gestão em saúde em 2022. Na última segunda-feira, 29, gestores da ESP/CE estiveram com parte da equipe técnica do Hospital para ajustar os termos das formações.

Ao todo, o Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS) ofertará 40 vagas prioritárias para os gestores e preceptores dos programas de Residência em Saúde da ESP/CE e aos profissionais da saúde que atuam como preceptores de residentes e graduandos em cenários reais de cuidado.

Serão 20 vagas para Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS), 10 vagas para Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS), e 10 vagas para Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS (QSUS). A expectativa é que um processo seletivo para os cursos ocorra ainda em 2021, sob supervisão da equipe do Hospital Sírio-Libanês em parceria com a ESP/CE e a Sesa.

Todos os cursos terão duração de dois anos e serão realizados no Ceará pela ESP/CE. A diretora de Pós-Graduação em Saúde da Escola, Olívia Bessa, afirma que a proposta irá fortalecer a qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente na formação dos profissionais através das residências em saúde. “Tudo o que tem a ver com a formação de preceptores e de gestores dos programas de residência nos interessa, porque isso, na verdade, qualifica cada vez mais os nossos profissionais aqui em Fortaleza e no estado todo”, destaca.

Ao todo, o projeto ofertará 40 vagas prioritárias para os gestores e preceptores dos programas de Residência em Saúde da ESP/CE

Ainda de acordo com Olívia, os trabalhos realizados junto ao Centro de Residências em Saúde da ESP/CE mostram que o desenvolvimento dos docentes ligados aos programas reverbera positivamente tanto no nível de aprimoramento pessoal do profissional quanto nos resultados alcançados na rede de saúde como um todo.

“A formação melhora a prática docente que, por seguinte, melhora a formação do residente, que será esse futuro profissional que vai assumir os postos de trabalho nas unidades de saúde. Quanto mais bem formado ele for, melhor ele vai garantir a qualidade na assistência ao paciente”, reflete a gestora, lembrando de outras iniciativas pioneiras assumidas pela ESP/CE, como o Programa de Valorização da Supervisão de Residências em Saúde do Ceará, o primeiro no Brasil.

O projeto

O Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS), integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O objetivo é qualificar os programas de residência em saúde e da preceptoria de residentes e graduandos no SUS, bem como da qualificação do cuidado, por meio de iniciativas educacionais e intervenções no contexto real do mundo do trabalho onde os participantes estão inseridos.

A iniciativa engloba ações no biênio 2021/2023 e integra as atividades do Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).