Papo SUS: Atenção Primária à Saúde na prevenção e no tratamento de doenças crônicas

29 de novembro de 2021 - 15:06 # # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: Júlio Lopes

 

 


Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), com base no ano de 2019, apontam que, no Brasil, as doenças crônicas afetam mais da metade dos adultos – 52%. O estudo foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, e consultou aproximadamente 108 mil domicílios de todo o País.

Câncer, obesidade, diabetes, osteoporose e problemas cardiovasculares e respiratórios estão entre os diagnósticos mais recorrentes.

Classificadas pelos especialistas como um dos maiores problemas de saúde no mundo, as doenças crônicas se refletem em impactos que permeiam a ocorrência de mortes prematuras, a perda de qualidade de vida, além do aparecimento de incapacidades e elevados custos econômicos para a sociedade e governos.

Diante deste quadro, o Sistema Único de Saúde (SUS) assume papel de protagonista no acolhimento à população. Por meio de sua Atenção Primária à Saúde (APS), porta de entrada para milhares de usuários do serviço, são desenvolvidas ações que vão da prevenção ao tratamento das enfermidades do tipo.

A tarefa, no entanto, não é nada fácil e desafia gestores Brasil afora. Que novas políticas podem ser adotadas para ampliar ainda mais o acesso? Como otimizar fluxos? Vários são os questionamentos em busca de melhorias. Para discutir e detalhar as nuances do tema, além de realçar os avanços da APS no atendimento às doenças crônicas até aqui, o Papo SUSlive quinzenal realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), receberá, nesta terça-feira (30), o superintendente de Atenção Básica à Saúde da Secretaria da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues Batista. A mediação será da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

A transmissão on-line começará às 19h30, no perfil da Escola no Instagram. Durante uma hora, o público vai poder tirar dúvidas e fazer apontamentos sobre o assunto com o especialista.

Serviço

Papo SUS – Doenças Crônicas e Atenção Primária à Saúde
Quando: Terça-feira (30), às 19h30
Convidado: Sandro Rodrigo Batista, superintendente de Atenção Básica à Saúde da Secretaria da Saúde de Goiás
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram