ESP/CE lança 10ª turma do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária

24 de novembro de 2021 - 15:43 # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica/Fotos: David Tomás / Geórgia Leonardo

Com o propósito de capacitar os profissionais da Vigilância Sanitária do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou nesta quarta-feira (24) as atividades da 10ª turma do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária.

A formação tem como objetivo especializar profissionais inseridos no processo de trabalho da área, a fim de que possam atuar no gerenciamento e operacionalização de ações relacionadas à eliminação, diminuição ou prevenção dos riscos sanitários decorrentes do processo de produção, circulação e consumo de bens e serviços relacionados à saúde. Ao todo foram ofertadas 30 vagas para a turma.

Os participantes são trabalhadores de nível superior do Sistema Único de Saúde (SUS), com atuação específica nos serviços da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) da Sesa; dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen); Superintendências Regionais de Saúde e suas respectivas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS); Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Ceará; e Vigilância Sanitária dos municípios.

O curso conta com 30 profissionais que serão especializados para realizar trabalho na área da Vigilância em Sanitária

O curso possui carga horária de 460 horas e ocorrerá na modalidade semipresencial. Todo o processo seletivo e matrícula dos estudantes ocorreu por meio dos lançamentos de editais na plataforma de seleções da ESP/CE em 2021. A previsão é de que a turma conclua as atividades em março de 2023.

Pós-Graduação em Saúde

Ofertado pela ESP/CE há 21 anos, o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária iniciou sua trajetória no ano 2000. Nesse período, a iniciativa já contribuiu com um quantitativo de mais de 200 especialistas formados pela instituição.

O projeto integra as ações desenvolvidas pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) da ESP/CE, em parceria com Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) da Sesa.