ESP/CE lança primeira turma do Curso de Básico de Prova Tuberculínica nesta segunda (22)

22 de novembro de 2021 - 15:58 # # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

Com o objetivo de ampliar a formação de profissionais de saúde no enfrentamento do cenário da Tuberculose no Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), iniciou nesta segunda-feira (22) as atividades da primeira turma do Curso Básico de Prova Tuberculínica. A formação está sendo ofertada em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Covep).

A capacitação segue até o próximo dia 26 de novembro e será ofertada prioritariamente para os profissionais médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde no Ceará. Os encontros ocorrerão na sede da ESP/CE atendendo a todas as medidas de proteção estabelecidas pelos protocolos do Governo do Ceará. A carga horária total será de 40 horas e as aulas ocorrerão sempre de 08 horas às 17 horas.

A iniciativa tem como objetivo conhecer a situação epidemiológica da Tuberculose no Brasil e Ceará; compreender os principais problemas ligados à aplicação e leitura da Prova Tuberculínica explorando seus conceitos, utilização, dosagem, conservação e técnica de aplicação; além do desenvolvimento de técnicas de coleta e leitura humanizada acerca do tema.

De acordo com o Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) da ESP/CE, a expectativa é que a segunda turma seja lançada na próxima segunda-feira (29). Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (85) 3101.1400.