Casa de Cuidados do Ceará realiza 1º curso para cuidadores de pacientes

22 de novembro de 2021 - 14:52 # # #

Texto: Daniel Araújo (Assessoria de Comunicação da ESP/CE) / Márcia Catunda (Assessoria de Comunicação da CCC) Foto: Andréa Serpa Arte Gráfica: Assessoria de Comunicação da CCC

Realizado pela Casa de Cuidados do Ceará em parceria com a ESP/CE, o curso é voltado exclusivamente para os cuidadores de pacientes da unidade com idade mínima de 18 anos, alfabetizados.

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) sob administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), iniciou nesta segunda-feira (22) as atividades do primeiro curso de cuidados especiais para cuidadores de pacientes. A iniciativa segue até o próximo dia 26 e ocorre também em comemoração aos cinco meses de inauguração do espaço, celebrado nesta terça-feira (23).

O curso é voltado exclusivamente para os cuidadores de pacientes da unidade com idade mínima de 18 anos, alfabetizados. A CCC promove treinamentos e capacitações para este público quinzenalmente. Este será o primeiro curso, no entanto, direcionado para os cuidadores de pacientes que exigem cuidados específicos. A programação será ministrada pela equipe multiprofissional do equipamento e cada profissional orientará de acordo com a sua especialidade.

Os trabalhadores da Saúde da CCC atuam diretamente com a equipe de cuidadores dos pacientes, capacitando os acompanhantes – especialmente aqueles que chegam à unidade com muitas dúvidas.

“Os cuidadores são treinados especificamente com relação aos cuidados, como a administração de analgésicos, prevenção de úlceras por pressão, manuseio de sondas e traqueóstomo, técnicas de aspiração e sobre como administrar uma dieta apropriada, além dos cuidados com a pele e utilização de curativos adequados”, detalha a enfermeira Érica Lemos Silva. “Nós trabalhamos o fortalecimento do vínculo familiar e o suporte no enfrentamento da doença, além da aceitação da situação de fim de vida por meio de cuidados que minimizem os sofrimentos físico, psicossocial e espiritual”, acrescenta.

Keilane Lima é nutricionista e já ministrou treinamentos para os cuidadores. Segundo ela, esses momentos são importantes não só para o cuidador, mas, principalmente, para o paciente. “Esse treinamento facilita para que os cuidadores tirem as dúvidas e evitem erros durante o processo de cuidado. Afinal, eles também têm um papel fundamental na recuperação do paciente“, argumenta.

Os pacientes recebidos na Casa de Cuidados do Ceará possuem assistência de profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia, além de visitas médicas, com a adoção de todos os cuidados necessários na transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio do paciente. O paciente também tem direito a levar um cuidador de sua confiança para acompanhá-lo no processo de reabilitação. Por isso, a CCC investe na capacitação e qualificação desses profissionais.