ESP/CE forma primeira turma do Curso Básico de Vigilância das Causas Externas

19 de novembro de 2021 - 15:02 # # # #

Texto: Elon Nepomuceno

A formação ocorreu por meio da plataforma Google Meet, durante cinco dias deste mês

Foram concluídas, nessa quinta-feira (18), as atividades da primeira turma do Curso Básico de Vigilância das Causas Externas. Realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (COVEP/Sesa), a capacitação teve como objetivo orientar os participantes sobre a dimensão do cenário epidemiológico das causas externas e a explanação de dados relacionados à área.

Com duração de 40 horas-aula, a atividade ocorreu por meio da plataforma Google Meet, nos dias 9, 10, 11, 17 e 18 de novembro. 

As vagas foram ocupadas por profissionais de nível superior vinculados a diversos órgãos da Saúde, como Vigilância Epidemiológica, Coordenação de Atenção Básica e Centro de Atenção Psicossocial, além de agentes de referência no atendimento a pessoas vítimas de violência. Ao todo, 150 inscrições foram recebidas.

Já os facilitadores foram: Lídice Holanda, Janaina Azevedo e Fernando Virgilio, professores e pesquisadores da temática; Carlos Ian, técnico do Sistema de Informação da Mortalidade (SIM); Débora Brito, representante da Rede Pontos de Luz; Roberto Bassan, superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS); Marden Marques, gestor público vinculado à SEAS; Wellington Júnior, diretor do Centro Socioeducativo São Miguel; Marta Caetano e Nayara Cabral, representantes do Observatório de Causas Externas do Estado; e Rebeca Bandeira, representante do Programa Cuidar Melhor.

Tentamos capacitar o maior número possível de profissionais do Estado, para eles entenderem como se dá todo esse contexto e conhecerem mais detalhadamente os fluxos de trabalho específicos de cada ocorrência, além de conhecer, de fato, os tipos de violência“, detalhou a instrutora da ESP/CE e fisioterapeuta, Lídice Holanda.

Causas Externas

Caracterizam-se como causas externas traumatismos, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde – intencionais ou não – de início súbito e como consequência imediata de violência ou outra causa externa. No grupo, são incluídas as lesões provocadas por eventos no transporte, homicídios, agressões, quedas, afogamentos, envenenamentos, suicídios, queimaduras, lesões por deslizamento ou enchente, e outras ocorrências provocadas por circunstâncias ambientais (mecânica, química, térmica, energia elétrica e/ou radiação).