Ceará forma primeira turma do Nordeste de especialistas em enfrentamento à violência contra a Mulher

19 de novembro de 2021 - 15:59 # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

O estado do Ceará passou a contar, na manhã desta sexta-feira (19), com o reforço dos primeiros especialistas do Nordeste em estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher. A solenidade, realizada na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), diplomou novos 29 profissionais por meio do Curso de Especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Uma das concludentes foi a assistente social Geórgia de Sousa. Ela conta que a formação possibilitou para ela e os colegas de turma uma projeção tanto no campo acadêmico quanto nas suas áreas profissionais. “Tenho muito orgulho de ter feito parte disso. O curso não é só um título. Isso é para a vida toda. É uma mudança de postura, de conhecimento, de atitude que a gente adquire”, relata, ressaltando que a projeção agora é ajudar o maior número possível de mulheres. “Porque essa é uma questão de saúde pública”, conclui.

A fala de Geórgia foi reforçada pelo superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, que destacou a responsabilidade que esses profissionais têm com a causa do enfrentamento à violência feminina: “Temos uma responsabilidade de avançarmos neste tema. Vocês agora como especialistas irão assumir uma nova missão na vida. E serão os grandes estrategistas nesse processo. E a gente espera aprender muito com vocês”.

Todos os profissionais certificados pelo curso já estão atuando no acolhimento de mulheres em situação de violência e trabalhando para a eliminação, diminuição e prevenção desse problema no Ceará. É o caso do advogado Diego dos Santos. Único homem da turma, ele fala sobre a sua atuação no campo da proteção em rede às mulheres em situação de violência no município de Acaraú. “Tive uma abrangência de visão bem maior com esse arcabouço teórico que o curso me trouxe e consequentemente me proporcionou ter uma compreensão mais ampla e crítica em relação à nossa própria atuação no poder judiciário, enquanto instituição também de proteção à violência contra a mulher”, afirma.

Geórgia de Sousa (foto da esquerda) e Diego dos Santos (Foto da direita) já atuam no campo do enfrentamento à violência contra a mulher no Ceará.

A ideia de uma vivência prática nesse campo de atuação também foi pontuada pela coordenadora do curso, Lígia Lucena. “Muito do que vocês passaram a perceber e fomentar no decorrer da formação é o que vocês trarão para a gente. Dessa experiência que vocês vivenciam nos serviços em que atuam”, reforça.

Além da homenagem aos recém-formados especialistas, a solenidade marcou o lançamento do livro “Violência contra a Mulher e Pandemia: desafios e estratégias no enfrentamento”. A cerimônia de encerramento do curso contou também com a participação da diretora de pós-graduação em saúde da ESP/CE, Olívia Bessa; da supervisora do Núcleo e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Defensoria Pública, Jeritza Braga Lopes; da coordenadora da Rede Estadual de Atenção às Mulheres, Adolescentes e Crianças em Situação de Violência da Secretaria da Saúde do Ceará, Marley Martins; da representante da Casa da Mulher Brasileira, Mayara Viana da Silva; e da presidente da Casa Lilás, Maria de Lourdes Góes.

O curso

Lançado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) da ESP/CE em agosto de 2019, a iniciativa busca formar profissionais de diferentes áreas como saúde, educação, assistência social ou direito inseridos nos processos de trabalhos implicados e envolvidos no enfrentamento à violência contra a mulher. A ideia é a de se desenvolver competências políticas e normativas para o gerenciamento e operacionalização de ações relacionadas ao acolhimento de mulheres em situação de violência, à eliminação, diminuição e prevenção da violência contra essa população.

Organizado em uma estrutura modular composta por unidades didáticas de aprendizagem, a formação tem carga horária de 460 horas. Desse total 360 horas destinam-se às atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial e de ensino a distância (EaD). Outras 100 horas são destinadas às atividades de elaboração individual do TCC. Ainda não há previsão do início de uma nova turma.

Assista à íntegra da cerimônia