ESP/CE forma novos especialistas em estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher nesta sexta, 19

18 de novembro de 2021 - 08:42 # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), encerrará nesta sexta-feira (19) um importante ciclo de formação para o combate à violência feminina no estado. A instituição realiza a cerimônia de encerramento do Curso de Especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher a partir das 09 horas desta sexta-feira (19). O evento será transmitido pelo canal da ESP/CE no YouTube.

A programação incluirá a entrega dos certificados aos 29 concludentes do curso, além de uma homenagem aos novos especialistas e o lançamento do livro “Violência contra a Mulher e Pandemia: desafios e estratégias no enfrentamento”. Todos os profissionais que serão certificados já encontram-se implicados e envolvidos no enfrentamento à violência contra a mulher, atuando no acolhimento de mulheres em situação de violência, e trabalhando para a eliminação, diminuição e prevenção desse tipo de violência no Ceará.

A cerimônia contará com a participação da diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa; da supervisora do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig) da ESP/CE; da presidenta da Casa Lilás; Maria de Lourdes Góes Araújo; da, secretária executiva de políticas para as mulheres da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), Denise de Aguiar; da supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Defensoria Pública, Jeritza Braga Lopes; da representante da Casa da Mulher Brasileira, Mayara Pessoa Viana da Silva; e da coordenadora da Rede Estadual de Atenção à Mulheres, Adolescentes e Crianças em Situação de Violência da Sesa, Marley Carvalho Feitosa.

O Curso

Desenvolvido pela ESP/CE, por meio da sua Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) e do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), o Curso de Especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher foi lançado em agosto de 2019. A formação tem como principal objetivo contribuir com a ampliação da resolutividade dos profissionais no campo das estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher, frente às novas realidades e desafios apresentados cotidianamente nos seus locais de atuação.

A ideia do projeto é, portanto, formar profissionais dotados de competências político-gerenciais, técnico-instrumentais, educativo-comunicacionais e normativo-legais, para o gerenciamento e operacionalização de ações relacionadas ao acolhimento de mulheres em situação de violência. A carga horária do curso foi de 460 horas, das quais 360 horas foram destinadas às atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial e de atividades de ensino a distância (EaD), e 100 horas destinadas às atividades de elaboração individual do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Serviço

Cerimônia de Encerramento do Curso de Especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
Quando: sexta-feira (19), a partir das 09 horas
Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=r7VgEu_SaN8