ESP/CE convoca alunos para regularizar tempo de conclusão de curso de cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

5 de novembro de 2021 - 14:41 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE | Arte Gráfica: Júlio Lopes

Inscritos no módulo introdutório autoinstrucional do curso on-line “Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios” devem ficar atentos ao calendário: o prazo para concluir as atividades da capacitação termina no próximo dia 30 de novembro.

Realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o curso é gratuito e possui 60 horas-aula. Podem participar da formação profissionais de nível superior da rede pública ou suplementar que atuam na Atenção Primária – Estratégia Saúde da Família ou Núcleo Ampliado de Saúde da Família – ou na Rede de Atenção Psicossocial – Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Acolhimento (UAs), hospitais, ambulatórios, emergências e outros equipamentos relacionados.

De acordo com a equipe pedagógica, os participantes da turma iniciada no último mês de agosto que ainda têm pendências no ambiente virtual de aprendizagem só poderão ter acesso ao certificado quando concluírem o cronograma de ensino.

Os inscritos são divididos em turmas de acordo com cada uma das cinco Regiões de Saúde do Ceará.

Reabertura das inscrições

A ESP/CE também abriu uma nova janela de inscrições para os interessados no módulo introdutório, sem limite de vagas. Os profissionais aptos ao curso devem preencher formulário on-line disponibilizado pela instituição. Após este procedimento, uma mensagem com a confirmação e mais detalhes das aulas é enviada para o e-mail do participante. Quem não receber o texto pode acessar a área da capacitação diretamente pelo site. O login e a senha de primeiro acesso são os números do CPF. Quaisquer dúvidas ou outras solicitações poderão ser feitas pelo e-mail: autosmapsce@gmail.com.

Novos módulos

Segundo o assessor técnico da ESP/CE, André Tavares, o segundo módulo do Smaps já está em desenvolvimento e deve ser lançado em breve. “Vamos abordar os temas depressão e suicídio, mas, para se inscrever, vai ser pré-requisito ter concluído a fase introdutória do curso“, destaca. Para o ano que vem, há também a expectativa de lançar pelo menos dois novos módulos da capacitação.