Multivacinação: mais de 314 mil doses já foram aplicadas no Ceará; campanha é prorrogada até 30 de novembro

3 de novembro de 2021 - 14:25 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa Texto: Suzana Mont'Alverne Arte gráfica: Francisco Oliveira

A Campanha Nacional de Multivacinação foi prorrogada até 30 de novembro
. O objetivo é possibilitar um alcance maior do público-alvo — crianças e adolescentes de 6 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias — aos imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.

Os postos de saúde dos 184 municípios cearenses funcionarão para aplicação dos imunobiológicos e verificação da situação vacinal de crianças e adolescentes. Oportunizar a atualização da caderneta de vacinas é também um dos pontos que justificam a continuidade da campanha, que estava programada para encerrar no último dia 29 de outubro.

A coordenadora da Célula de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Kelvia Borges, insiste que a adesão à campanha é fundamental para combater doenças imunopreveníveis. “A vacinação é uma atividade essencial. A multivacinação para crianças e adolescentes possibilita a atualização da caderneta de vacinação e evita que o reaparecimento de doenças já controladas ou erradicadas afetem a população”, afirma.

Borges reforça que pais e responsáveis que ainda não vacinaram seus filhos devem buscar um posto de saúde próximo à sua residência. Crianças menores de cinco anos de idade são o grupo mais vulnerável para o adoecimento por doenças imunopreveníveis, como pontua a coordenadora. “O retorno às aulas pode possibilitar uma maior exposição, já que os vírus podem circular novamente em função da não imunização de algumas crianças e adolescentes“.

Cobertura no Ceará

Kelvia Borges comemora a boa adesão e agradece às secretarias municipais de Saúde pelo empenho durante o “Dia D”, em 16 de novembro. “Os municípios cearenses realizaram uma grande mobilização para a campanha, possibilitando a aplicação de 314.326 doses (notificações até a última atualização, em 3 de novembro)”.

Ao todo, desde o início da campanha, mais de 142 mil crianças e adolescentes receberam as vacinas de BCG, poliomielite, rotavírus humano, pneumocócica, febre amarela, tríplice viral, entre outras, conforme mostra o painel do Ministério da Saúde.