Municípios que alocam programas da Resmulti recebem visita técnica

20 de outubro de 2021 - 15:16 # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Fotos: Arquivo Pessoal

Visita feita aos residentes de Acaraú

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio do Centro de Residências em Saúde, iniciou, neste mês de outubro, o ciclo de visitas técnicas aos 22 municípios cearenses que alocam os programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional (Resmulti) da Autarquia.

Quatro eixos norteiam a atividade: integração entre os envolvidos nos programas; cenários de atuação; estratégias pedagógicas e produção tecnológica e científica dos residentes.

Para a coordenadora-geral da Resmulti, Suzyane Barcelos, o momento tem como objetivo a aproximação com o corpo docente assistencial e os profissionais de saúde residentes lotados nas unidades. “Com as visitas, a equipe pretende conhecer os espaços de rodízios elencados para os dois anos de formação, dialogar com residentes, preceptores e gestão, além de entender as potencialidades e os desafios para a formação neste campo de atuação e reafirmar a parceria institucional entre ESP-CE, municípios e hospitais”, destaca a coordenadora.

Até o momento, as visitas técnicas ocorreram em Fortaleza, Sobral, Acaraú e Camocim. Na Capital, fizeram parte do roteiro de visitas os Hospitais Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Geral de Fortaleza (HGF) e Centro Regional Integral de Oncologia (CRIO). A expectativa é que a ação se estenda até o próximo mês de dezembro, abrangendo oito etapas.

Seleção 2021

No edital deste ano, a Resmulti disponibilizou 391 vagas, sendo 125 destinadas ao componente hospitalar e 266, ao componente comunitário. Foram contempladas no processo seletivo 11 áreas da Saúde: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. O prazo de inscrição encerrou-se no último dia 07 de outubro. Agora, os candidatos com inscrições deferidas vão passar por Exame Escrito e Análise Curricular – previstos para o próximo mês de novembro (confira o Calendário de Atividades). Já o ano letivo tem início previsto para março de 2022.

Papel Social

Nos últimos anos, com o objetivo de estreitar o diálogo com a população, a Resmulti também tem desempenhado um importante trabalho para além dos corredores das unidades de saúde. Em comemoração ao Outubro Rosa, campanha de conscientização contra o Câncer de Mama, por exemplo, os residentes da Cancerologia estiveram no Shopping Del Paseo, em Fortaleza, realizando ações voltadas para educação em saúde. Na ocasião, foram expostos quadros bordados pelas próprias pacientes que tiveram a doença.

Idealizadores da exposição fazem parte da turma 8 (2021-2023)

A ação, realizada no último dia 16 de outubro, foi coordenada pela supervisora Emanuelly Rodrigues e contou com a participação de três residentes: Vitória Cruz, fisioterapeuta, Leidiane Silva, assistente Social, e Laercio Gomes, farmacêutico.