Dia do Médico: Papo SUS desta terça-feira (19) promove encontro de gerações

18 de outubro de 2021 - 16:16 # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: Júlio Lopes

Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) apontam que o Brasil já conta com mais de 500 mil médicos. O número vem crescendo ano após ano e é bem superior ao apresentado no início do século, quando o País somava cerca de 230 mil. São profissionais de diversas faixas etárias, raças, áreas de atuação e vivências. Gerações que se encontram diariamente nos corredores das unidades de saúde brasileiras.

Além da diversidade, a categoria compartilha dos mesmos desafios, conquistas e, principalmente, da dedicação em salvar vidas. Nos últimos meses, por exemplo, em meio à pandemia de Covid-19, muitos renunciaram a si mesmos e suas famílias em prol dos pacientes.

Como forma de reconhecer e celebrar todo esse empenho histórico, o Papo SUS desta semana dará destaque à força de trabalho médica. A live, também comemorativa ao Dia do Médico (18/10), é promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e ocorre nesta terça-feira (19), às 19h30, no Instagram.

Foram convidados para a transmissão o coordenador-geral da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Carlile Lavor, e a médica da Atenção Primária em Saúde da prefeitura de Aquiraz, Ana Larissa Costa Cabral. A mediação será da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

Os dois profissionais estão à frente de importantes contribuições para a saúde pública do Estado, em diferentes períodos, e devem fazer deste encontro de gerações uma oportunidade única de compreender o raio-X da classe médica no território cearense.

Papo SUS – Dia do Médico: encontro de gerações
Quando: terça-feira (19), às 19h30
Convidados:
– Ana Larissa Costa Cabral – médica da Atenção Primária em Saúde na prefeitura de Aquiraz
– Carlile Lavor – coordenador Geral da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram