Telessaúde e Regulação na Atenção Primária à Saúde pautam encontro do Programa Mais Médicos

14 de outubro de 2021 - 14:10 # # # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno | Arte gráfica: David Tomás

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizará nesta sexta-feira (15) uma nova edição do Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos.

Com o tema “Telessaúde, Regulação e Atenção Primária à Saúde“, a reunião acontece em formato on-line, na página da ESP/CE no Instagram, a partir das 14 horas. Participará como convidado da live o médico da Família e Comunidade e especialista do Núcleo de Telessaúde da Sesa, Allan Denizard. Já a mediação será da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

A atividade capacitadora é voltada para os mais de 260 médicos e outros profissionais da rede de Atenção Primária supervisionados pela ESP/CE, no âmbito do programa federal, mas será aberta a qualquer interessado que acessar a rede social.

Para Denizard, o encontro vai ser uma oportunidade de promover a plataforma de atendimento, com suas funcionalidades e fluxos de trabalho. “Nós temos que criar uma cultura de construção coletiva do conhecimento. Estamos trabalhando, mais do que nunca, não simplesmente com um profissional isolado, mas um profissional participante das redes de cuidados e discussões. Ele precisa entender e assumir que há um apoio forte de especialistas para o ajudar numa segunda opinião, como uma consultoria“, destaca.

Telessaúde
Criado em 2013, o Núcleo de Telessaúde da Sesa conta hoje com quase mil médicos e profissionais de saúde cadastrados em todo o Ceará. Nos últimos meses, a plataforma também tem desempenhado um importante papel na resolução de demandas geradas pela pandemia de Covid-19.

Fazem parte do quadro de suporte aos profissionais especialistas de 24 áreas médicas. São elas: Cardiologia, Cirurgião-Dentista, Cirurgia-Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Família e Comunidade, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Intensivista, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Obstetrícia,Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia.