Semana do SUS no Ceará encerra programação com live sobre presente e futuro do SUS

30 de setembro de 2021 - 13:53 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: David Tomás

Com mais de 10 horas de debates ao vivo envolvendo especialistas em saúde de todo o Brasil e um total de 5 painéis apresentados desde o último dia 20 de setembro, a “Semana do SUS no Ceará – 31 Anos” encerra sua agenda de atividades nesta quinta-feira (30) com a apresentação do painel “SUS hoje e amanhã”. A live será transmitida pelo canal do Youtube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) a partir das 19 horas.

Participam da mesa virtual o médico sanitarista e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão; e o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Jurandi Frutuoso Silva. A mediação será feita pelo superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

Ative o lembrete para a transmissão

Durante o debate, serão discutidas algumas das principais questões estruturais para se pensar o Sistema Único de Saúde (SUS) em uma perspectiva histórica e de projeção para o futuro. Para o ex-ministro José Gomes Temporão, o desafio colocado hoje é o da reflexão sobre como o futuro do sistema de saúde público brasileiro pode ser reorganizado dentro de um contexto político e econômico adverso.

“Posso dizer que o SUS é a mais importante política de inclusão social já feita em qualquer época no nosso País, com uma grande ampliação do acesso e implantação de inúmeras políticas, como o Saúde da Família, um dos mais importantes programas de Atenção Primária do Mundo”, afirma Temporão.

Semana do SUS

Realizada pela ESP/CE, a Semana do SUS no Ceará – 31 Anos teve como objetivo evidenciar as vivências e experiências do sistema no Estado.

 

Semana do Sus – 31 Anos

SUS hoje e amanhã
Convidados: José Gomes Temporão – médico sanitarista e ex-ministro da Saúde
Jurandi Frutuoso Silva – secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Mediação: Marcelo Alcantara Holanda – Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues.