ESP/CE partilha experiências de revista científica em simpósio do Rio Grande do Norte

27 de setembro de 2021 - 12:49 # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno Foto: Daniel Araújo

Criada em 2005, a Cadernos ESP, revista científica da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), tem se tornado uma referência no segmento. Com periodicidade quadrimestral, a publicação alcança, atualmente, mais de 50 países, em todos os continentes. São, em média, dez mil acessos por mês.

O supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE e editor chefe da revista, Jadson Franco, atribui os resultados à recente atualização da política editorial. “Nós tivemos, nos últimos meses, indexações internacionais, reconhecimentos em diversas áreas do saber pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além do desenvolvimento de um podcast”, destaca.

Partilha de experiências

Com os bons indicadores da Cadernos ESP, a Escola de Saúde Pública do Ceará foi convidada para participar do I Simpósio Potiguar de Educação Permanente em Saúde. A entidade cearense será representada por Jadson Franco, no lançamento da revista científica da recém-criada Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN).

O convite mostra um reconhecimento de outro estado, de outra secretaria, do quão é importante a Cadernos ESP para a saúde pública e como ela tem dado destaque às produções científicas do Ceará para o mundo”, avalia o editor chefe do periódico.

Na ocasião, o supervisor do Centro de Investigação Científica abordará a trajetória da Cadernos ESP ao longo dos últimos anos, com seus desafios e conquistas, além de partilhar boas práticas que poderão ser aplicadas também pela publicação potiguar. A participação de Jadson Franco ocorre de forma virtual nesta terça-feira (28), às 18h50.

Simpósio

Realizado de forma híbrida – on-line e presencial – entre os dias 28 e 30 de setembro, o I Simpósio Potiguar de Educação Permanente em Saúde ocorre pela necessidade crescente de fomentar a discussão em torno do processo de construção de uma política de educação permanente em saúde alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde. O evento ocorrerá nas dependências da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

Todas as atividades contarão com transmissão on-line pelo canal da ESPRN no Youtube.