Saúde do Ceará conclui turma sobre financiamento do processo de doação de órgãos

24 de setembro de 2021 - 14:28 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Realizamos nesta sexta-feira (24) o encerramento das atividades do Curso Sobre o Financiamento e Faturamento do Processo de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. A capacitação, que teve início em 10 de setembro, ocorreu por meio de parceria estabelecida entre a Central de Regulação em Transplantes (Cetra) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), através do seu Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats).

Ao todo, participaram do treinamento 20 profissionais da Cetra, da organização de Procura de Órgãos (OPO) e das Comissões Intra-Hospitalares para Doações de Órgãos e Tecidos (Cihdotts) do Ceará. Os participantes são selecionados mediante chamada feita pela Central. As vagas são prioritárias para os profissionais que atuam em unidades hospitalares notificantes de potenciais doadores de órgãos e tecidos para fins de transplantes da rede pública e particular do Ceará. A expectativa é que uma nova turma tenha início em 21 de outubro de 2021. 

 

A iniciativa teve como principal objetivo capacitar os profissionais para verificação dos escapes e aumentar o faturamento das ações realizadas dos procedimentos do processo doação/transplante financiado pelo Sistema Único de Saúde, através do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec). 

Um outro ponto destacado pela formação é o incentivo a outros hospitais com potencial notificante a implantar o serviço de identificação de potenciais doadores, manutenção, seleção, entrevista familiar e captação de órgãos e tecidos para fins de transplantes. Além disso, o projeto atua também no incentivo à profissionalização das Cihdotts por meio da promoção da sustentabilidade financeira do programa.