ESP/CE oferece Comenda Paulo Marcelo Martins Rodrigues a Dr. Cabeto

21 de setembro de 2021 - 11:53 # # # # #

O ex-secretário de Saúde do Ceará, o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, vai ser agraciado com a comenda Paulo Marcelo Martins Rodrigues ainda este ano. A comenda, entregue pela Escola de Saúde Pública do Ceará, leva o nome do patrono da ESP, Paulo Marcelo, pai de Dr.Cabeto. Médico, professor e reformador do ensino médico no Ceará, ele foi fundamental na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A honraria será entregue pelo legado deixado pelo ex-secretário em relação à modernização do sistema de saúde, principalmente durante a pandemia de Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021.

De acordo com o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, a ideia é homenagear uma personalidade que fez muito pela saúde no Estado, conduzindo as políticas públicas, principalmente durante a pandemia, de uma forma eficiente e baseada na ciência. “É um justo reconhecimento do trabalho e da liderança do Dr. Cabeto na modernização do Sistema Único de Saúde do nosso estado, agregando eficiência na gestão, humanidade no atendimento e ciência e inovação nas ações em saúde de um modo geral, valorizando as pessoas, os cidadãos, os profissionais, os pesquisadores e todos os setores envolvidos nessa área”, finaliza. Criada em 2017, a comenda Paulo Marcelo Martins Rodrigues homenageia pessoas físicas e jurídicas pelos relevantes serviços na área de ensino pesquisa e extensão e cooperação para o fortalecimento do Sistema único de Saúde (SUS), especialmente no Ceará.

A cerimônia de entrega deve ser realizada no próximo dia 18 de outubro, quando se celebra o Dia do Médico.

O homenageado

O médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho é graduado em Medicina pela UFC (1990) e possui Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2001). Foi médico pesquisador no Instituto do Coração, em São Paulo e secretário da Saúde do Ceará entre os anos de 2019 e 2021. Dr. Cabeto marcou a gestão à frente da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em ações de combate à pandemia de Covid-19. Também sob a gestão dele, o Governo passou a apostar com mais força na inovação do setor da saúde.

Área importante e uma das prioridades do Governo do Ceará, a saúde cearense recebeu investimentos para a implantação da Plataforma de Modernização da Saúde em agosto de 2019. A finalidade da Plataforma é facilitar o acesso da população aos serviços públicos do setor, transformando-o em um atendimento mais humanitário e eficiente. Para chegar a essa nova política, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), desenvolveu um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva, para a melhoria da qualidade de vida dos cearenses, após um diagnóstico da saúde no Estado.

As ações foram planejadas para serem desenvolvidas até 2023 e englobam o reforço estrutural de unidades de saúde, construção de novos equipamentos, promoção de novas metodologias e políticas, fortalecimento das categorias profissionais, entre outras. A plataforma foi pensada em cima de cinco pilares: resultado centrado no cidadão; humanização do atendimento; valorização das pessoas; transparência; e conhecimento e inovação.