ESP/CE encerra nova turma do curso Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

17 de setembro de 2021 - 14:56 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

 

curso Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios encerra nesta sexta-feira (17) as atividades da sua terceira turma na região do Cariri. Com isso, cerca de 150 profissionais de saúde concluíram a formação no formato de aperfeiçoamento neste ano. Realizada de modo totalmente online, a previsão é que aproximadamente 200 pessoas participem das capacitações ao longo de setembro de 2021 a fevereiro de 2022. 

Na próxima terça-feira (21) são esperadas duas novas turmas com residentes e profissionais da região de Fortaleza e Caucaia, além da turma do Cariri, que iniciou os trabalhos em 10 de setembro. Realizada em caráter pioneiro pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o curso ofertou mais de mil vagas, sendo cerca de 400 para aperfeiçoamento e 700 relacionadas ao modelo autoinstrucional.  

Dialogando com com os princípios da saúde mental e da atenção psicossocial comunitária e territorial, a capacitação destina-se aos profissionais de nível superior da rede pública ou suplementar que atuam na Atenção Primária (Estratégia Saúde da Família ou Núcleo Ampliado de Saúde da Família) ou na Rede de Atenção Psicossocial – Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Acolhimento (UAs), hospitais, ambulatórios, emergências e outros equipamentos relacionados.

A capacitação tem por objetivo contribuir para novas práticas e qualificação da assistência em saúde mental, álcool e outras drogas. A intenção é de que se priorize o desenvolvimento de competências que fortaleçam a identificação, a avaliação, o manejo e o acompanhamento de pessoas com condições prioritárias em saúde mental e uso de substâncias. Tudo isso alinhado a um princípio de que os profissionais possam sempre realizar o trabalho utilizando-se dos recursos disponíveis em seus próprios territórios. 

Tutor da formação no Cariri, o psicólogo Tiago Félix coloca o curso como uma relevante ferramenta para o fortalecimento dos serviços ofertados na rede da Atenção Primária e saúde mental do Ceará. “O curso SMAP traz mais que uma oportunidade de atualização profissional: permite que trabalhadores do SUS se reúnam e reflitam a realidade brasileira a partir de um material qualificado e internacionalmente testado”, atesta.

Essa é uma noção também compartilhada por Raissa Costa, da turma de Fortaleza. “Ser aluna do Smaps me permitiu expandir horizontes sobre os temas abordados. Foi um grande aprendizado em coletivo, com trocas de saberes imprescindíveis para a minha formação profissional e crescimento pessoal”, reflete.  

Preservação da vida

A capacitação ganha uma relevância ainda maior quando consideramos o contexto dos trabalhos do Setembro Amarelo e da prevenção ao suicídio no Brasil.  De acordo com dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de doenças mentais, que podem ser tratadas.

De acordo com André Tavares, assessor técnico da ESP/CE, o curso opera na intenção de ampliar o acesso ao tratamento de pessoas com condições prioritárias em saúde mental e uso de álcool e outras substâncias também em serviços não-especializados. “Qualificar os profissionais da rede de saúde para identificar essas pessoas precocemente, capacitando para uma adequada avaliação, manejo e acompanhamento é uma potente estratégia para prevenirmos as mortes por suicídio”, finaliza.  

Para Dayse Luz, pós doutoranda em ciências da saúde e diretora da Rede de Saúde Mental na cidade de Juazeiro do Norte, a formação garante avanços que podem ser percebidos diretamente na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município. “Especialmente no que tange ao matriciamento e um melhor direcionamento dos profissionais da rede. Avalio como uma grande ferramenta de atualização de assistência que irá aprimorar o cuidado prestado”, afirma. 

Os profissionais que realizaram a inscrição mas ainda não iniciaram as atividades no curso, podem entrar em contato pelo e-mail: autosmapsce@gmail.com para mais informações e outras dúvidas a respeito da formação. 

Serviço

Curso Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios

Acesse a página do curso online