Força-tarefa Elmo é homenageada pelo Prêmio Otimista de Inovação

11 de setembro de 2021 - 11:49 #

Texto: Ariane Cajazeiras Fotos: Edimar Soares/O Otimista

Superintendente da Escola de Saúde Pública, Marcelo Alcantara recebe o troféu “Destaque Inovador”. Reconhecimento foi estendido a todas as instituições que integram o projeto Elmo.

O Prêmio Otimista de Inovação homenageou neste sábado (11) os idealizadores do capacete Elmo, equipamento produzido no Ceará que pode reduzir em 60% a necessidade de intubação de pacientes com complicações da Covid-19. A cerimônia foi realizada em evento no Ninna Hub – primeiro Hub de Inovação do Ceará, que funciona na antiga Bolsa de Valores Regional. A transmissão ocorreu ao vivo pela TV Otimista.

O troféu “Destaque Inovador” homenageou todas as instituições que fizeram parte do projeto, representados pelo superintendente da Escola de Saúde Pública, Marcelo Alcantara; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, representado pelo vice-presidente, André Montenegro; e o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, representado pelo coordenador de Inovação institucional da UFC, Bruno Matos.

Coordenador de Inovação institucional da UFC, Bruno Matos também recebeu o troféu “Destaque Inovador”

A escolha dos nomes teve como intuito representar personalidades da academia, do setor público e do setor privado envolvidos na produção do equipamento, uma inovação cearense. A força-tarefa do dispositivo é composta pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Fiec, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará); UFC; e Universidade de Fortaleza (Unifor). E teve também o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

“Esse troféu representa muito para todos os que fazem, fizeram e continuam na força-tarefa do projeto Elmo. União de governo, setor produtivo industrial, a sociedade e a academia. A matéria-prima do Elmo é a solidariedade em torno de um propósito comum. E eu gosto muito desse lema: enfrentando o presente, a gente desenha um futuro melhor para todos nós”, destacou o médico pneumointensivista, idealizador do equipamento, Marcelo Alcantara.

O vice-presidente da FIEC, André Montenegro, salientou que esse foi só o começo de muitas parcerias. “A FIEC se sente muito honrada de ter participado do Elmo, mostrando que unidos a gente sempre encontra soluções. O setor privado, público, academia, todos juntos conseguimos resolver um grande problema. E a ideia é prosseguir com mais soluções”.

O vice-presidente da FIEC, André Montenegro, representou o presidente da entidade, Ricardo Cavalcante

O prêmio

De acordo com a organizadora do prêmio, Nathália Bernardo, reconhecer o trabalho de profissionais, gestores e pesquisadores de destaque é um dos objetivos da premiação. A primeira edição organizada pelo grupo de comunicação também tem como meta valorizar, reconhecer e projetar o potencial dos empreendedores do Estado. Por isso, o prêmio recebeu inscrições de trabalhos desenvolvidos por startups. “O evento em si é uma competição de startups que participam de um processo de seleção há cinco meses”, detalha Bernardo.

As startups finalistas foram escolhidas por um corpo jurado de investidores. As oito equipes se apresentaram ao vivo para um  corpo jurado composto por empresários e executivos de grandes empresas do Ceará.